Banca de DEFESA: KARINE CAROLINE DE OLIVEIRA

DISCENTE : KARINE CAROLINE DE OLIVEIRA
DATA : 29/10/2023
LOCAL: Plataforma Teams

DESAFIOS, VIVÊNCIAS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO REMOTO: PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA E A (AUTO)FORMAÇÃO

Ensino de Línguas; Ensino Remoto Emergencial; (Auto)Formação Crítica e Reflexiva; Elementos Essenciais no Ensino-Aprendizagem.

Este estudo investigou os percursos de professores de língua espanhola inseridos no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) durante a pandemia do Covid-19, em que as aulas e as atividades precisaram ser, exclusivamente, on-line. O objetivo deste trabalho foi apresentar os principais desafios e as estratégias usadas pelos professores de espanhol durante o período do ensino remoto emergencial, além de evidenciar elementos significativos que possibilitaram a realização das aulas de língua espanhola, mesmo diante dos desafios impostos pela realidade do ERE. As discussões detalhadas sobre os elementos essenciais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras durante o ERE incluíram tópicos como: a interação (VYGOTSKY, 1991; FIGUEIREDO, 2019; LEITE ARAÚJO, 2021), a motivação (KUSMARYONO; JUPRIYANTO; KUSUMANINGSIH, 2021; KRASHEN, 1987; GARDNER; LAMBERT, 1972), a abordagem nos cursos de línguas (ALMEIDA FILHO, 1993; SANTOS, 2004; PARAQUETT, 2010), a (auto)formação crítica e reflexiva (CAVALCANTE, 2019) e as estratégias de ensino-aprendizagem (FERNÁNDEZ, 2005). O arcabouço teórico foi construído com base no entendimento de que, durante o período de aulas on-line, os professores precisaram se reinventar e se adaptar, na prática, para manter a qualidade de suas aulas. Com o objetivo de garantir uma visão abrangente do ensino de línguas em suas práticas on-line, os quatro professores participantes da pesquisa tiveram uma preocupação quanto à visão abrangente do ensino de línguas em suas práticas on-line, considerando a diversidade linguística e também cultural que a língua espanhola possui, e buscaram refletir sobre a relação língua-cultura como indissociáveis, ou seja, a cultura e a língua partilhando do mesmo espaço (ALMEIDA FILHO, 2002), nas estratégias utilizadas nas aulas. Sob o paradigma qualitativo do estudo, essa pesquisa aplicada desenvolveu-se com professores de língua espanhola que atuaram em escolas de idiomas, em cursos abertos e sequenciais, durante a pandemia do Covid-19. A modalidade escolhida para o estudo qualitativo foi o estudo de caso, pois a pesquisa partiu de um contexto particular e específico, o ERE, um momento não criado exclusivamente para a pesquisa (PAIVA, 2019)Os professores foram incentivados a narrar sua prática a partir de um roteiro aplicado para recolhimento das narrativas. Conhecer os percursos de ensino-aprendizagem utilizados pelos professores durante o ensino remoto emergencial mostrou que eles adquiriram uma capacidade (auto)formativa e reflexiva no novo formato de aulas (OLIVEIRA, W.; OLIVEIRA, F.; POMMER, 2020; RADETZKE, GÜLLICH; EMMEL, 2020). Narrando suas vivências, os docentes refletiram sobre os desafios, o trabalho pedagógico, as novas ferramentas de ensino, a abordagem que conduziam e as próprias reflexões pessoais sobre o trabalho no ensino remoto. Neste trabalho, também buscou-se ampliar as reflexões dos professores, tentando compreender e identificar os processos de (auto)formação que os levaram a transformações e estratégias de ensino-aprendizagem no ensino remoto emergencial. Diante disso, evidenciou-se uma realidade complexa que foi trabalhar em ambientes remotos na área educacional. Os resultados do estudo demonstraram que a competência estratégica e reflexiva foram elementos importantes para o ensino de línguas em um meio alternativo com diversas possibilidades.

Externa à Instituição - ALINE FONSECA DE OLIVEIRA - UFRPE
Externo à Instituição - HILDOMAR JOSÉ DE LIMA - UFG
Presidente - 6272320 - LUCIA MARIA DE ASSUNCAO BARBOSA
Interna - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ