Banca de DEFESA: Daniele Oliveira André Magalhães

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Daniele Oliveira André Magalhães
DATA : 01/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LE EM UM CURSO DE (PLE) EM CONTEXTO FRONTEIRIÇO MULTICULTURAL E BILÍNGUE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de PLE; contexto bi-multilíngue; fronteira norte em Roraima; migração venezuelana; desafios para os professores.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

Nos últimos anos o Estado de Roraima, situado no extremo norte do país, tem figurado no cenário nacional como porta de entrada para centenas de milhares de imigrantes venezuelanos, impulsionados por uma aguda situação política e socioeconômica que atinge o país vizinho. Dessa forma, a finalidade deste estudo foi investigar como ocorre o ensino e aprendizagem em um curso de PLE para imigrantes venezuelanos na cidade de Boa Vista, em Roraima, diante do contexto multicultural e bilíngue existente, mapeando as práticas de ensino e o reconhecimento da influência do contexto bi-multilíngue que se apresentam no ensino neste ambiente. Para esse propósito, foram adotados aportes teóricos sobre noção de fronteira Chauí (2006), Rajagopalan (1998) e Hall (2004), fronteira, identidade e linguagem, Zoppi-Fontana (2009) fronteira transnacional, Hamers e Blanc (2000), Grosjean (2010), Mackey (2000), Wei (2006, 2013) Weinreich (1953), Megale (2005) e Romaine (1995, 2006) conceitos de multilinguismo, bilinguismo e sujeitos bilíngues, Grosso (2010) português língua estrangeira e português língua de acolhimento, Leffa (2001), Brown (2000) e Paiva (2014) aquisição de segunda língua e desafios para o professor, Alarcão (2011) professores reflexivos e de Almeida Filho (1993, 2021) o ensino de línguas a partir da abordagem comunicativa. A metodologia desta pesquisa está baseada em um estudo de caso Godoy (1995), etnográfico Moreno Fernández (1998) e bibliográfico Gil (2009) de natureza qualitativa Lakatos e Marconi (2007). Como instrumento de coleta de dados a análise bibliográfica, documental, Figueiredo (2007) e entrevistas com duas professoras atuantes no ensino de PLE em uma instituição pública onde o ensino da língua portuguesa é ministrado a falantes de espanhol venezuelano. As entrevistas foram analisadas mediante a análise temática de Braun e Clarke (2006). Os resultados ao longo desta pesquisa revelaram múltiplos aspectos que evidenciam a relevância da abordagem comunicativa no contexto de ensino-aprendizado e também sugerem serem muitos os desafios enfrentados pelas professoras no ensino para os imigrantes venezuelanos, tais como a falta de formação específica em ensino de PLE e apesar dos esforços empreendidos pelas participantes no intuito de promover uma abordagem inclusiva, fatores socioeconômicos que afetam os imigrantes e a escassez de recursos pedagógicos são citados como complicadores que podem influenciar na aquisição do português como segunda língua neste contexto bilíngue e multicultural, o entendimento das competências linguísticas que serão desenvolvidas durante a aprendizagem, e por fim, o reconhecimento das características de multilinguismo e identidade bilíngue existente.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - NATHÁLIA OLIVEIRA DA SILVA MENEZES - IFRR
Presidente - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Externa ao Programa - 3376579 - VERONICA VINECKY - nullInterna - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 06/11/2023 14:59
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app14_Prod.sigaa08