Banca de DEFESA: RAI LUIZ MOURA NEVES CERIACO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAI LUIZ MOURA NEVES CERIACO
DATA : 21/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa do IL
TÍTULO:

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Espanhol; Educação Infantil; Espanhol Para Crianças; Estratégias de Ensino. 


PÁGINAS: 190
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo, a partir de narrativas de professores de línguas, as estratégias mais indicadas para o ensino de Língua Adicional para crianças. Buscamos auxiliar docentes em formação e em serviço dispostos a atuarem com estudantes dos anos iniciais da Educação Básica a partir dos recursos utilizados em experiências exitosas. Para tanto, amparados nas teorias de Alarcão (2003), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Abrahão (1999), Byram (1997), Calle (2015), Rinaldi (2007, 2011), Hartmann (2010), Leffa (2001), Ortiz Álvarez (2006, 2015) procuramos compreender desde Línguas Adicionais até a especificidade do ensino e formação de ensino de língua adicional para crianças. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando também métodos de pesquisa bibliográfica e documental, que envolveu análise de textos, fotos e vídeos do acervo de um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília; e narrativa, que analisou as respostas de entrevistas de nove professores de línguas, a francesa e a língua espanhola. A investigação foi realizada nessa mesma e em outra instituição de ensino, privada, com oferta de língua espanhola para crianças. Com isso, os resultados nos permitem concluir que os professores em formação e em serviço não se sentem preparados para dar aulas de línguas adicionais para crianças e que o compartilhamento das experiências de professores de línguas para crianças pode colaborar com a formação e prática docente de professores que queiram atuar nesta área de ensino. Também podemos afirmar que um período de ambientação dos futuros profissionais com o público infantil, antes das práticas docentes, ainda que se trate de uma impossibilidade, por conta da competitividade do mercado de trabalho, é relevante para, ao menos, fazer parte de ementas e programas de disciplinas nas graduações. Também podemos afirmar que algumas competências, a partir das análises feitas nas narrativas dos professores, como a estética, gramatical, implícita, sociocultural e teórico-prática se destacam mais que outras que outras e foram identificadas nas narrativas dos nove colaboradores, já outras competências foram identificadas em apenas alguns deles e ou sequer foram identificadas, provavelmente devido ao fato de serem crianças não-alfabetizadas. Também chegamos à conclusão de que algumas intervenções reais podem resolver a falta de disciplinas na área de ensino de línguas para crianças, como a inclusão de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de línguas para este público nas ementas e/ou programas de disciplinas já existentes nas estruturas curriculares dos cursos, projetos de extensão, de iniciações científicas e pesquisas em geral, sejam institucionalizados e curriculizados. Por fim, pretendemos que essa pesquisa, além de colaborar com a formação e prática docente de professores de línguas, sirva como base para estruturação de cursos de formação continuada, autoinstrucionais e gratuitos, disponibilizados em plataformas de ensino à distância para que os professores já em serviço tenham a oportunidade de realizar esta capacitação na área do ensino de línguas para crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA PAULINO DE LANIS PATRÍCIO - UFES
Externo ao Programa - 1291529 - CESARIO ALVIM PEREIRA FILHO - nullInterno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 1286534 - JANAINA SOARES DE OLIVEIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 20/12/2024 10:10
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