Banca de DEFESA: MILENA LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA LIMA SILVA
DATA : 29/08/2025
HORA: 17:00
LOCAL: Microsoft teams - sala virtual
TÍTULO:

Português como língua de acolhimento no Brasil: uma meta-análise


PALAVRAS-CHAVES:

português como língua de acolhimento; meta-análise; variáveis;


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este estudo adotou uma perspectiva histórica dos trabalhos realizados no Brasil sobre o Português como Língua de Acolhimento (PLAc), no período de 2010 a 2024, delineando um panorama da pesquisa aplicada no país com base nas variáveis: nomenclatura, tipo de estudo, uso múltiplo de nomenclatura e ano de publicação. O trabalho justificou-se a partir da problematização do uso da nomenclatura PLAc nos estudos da última década (Anunciação, 2018; Bulla e Kuhn, 2020; Lopez, 2018; Zambrano, 2021). Utilizou-se a metodologia da meta-análise, que permitiu o cruzamento de dados de diversos estudos qualitativos, traduzidos de forma quantitativa. Esse cruzamento de dados ocorreu por meio de análises estatísticas de natureza exploratória e inferencial, com o objetivo de gerar conclusões sobre a população de estudos de PLAc a partir da amostra analisada, permitindo assim a generalização dos resultados. O principal objetivo desta dissertação foi desenvolver uma meta-análise sobre os estudos de PLAc e elaborar uma obra de referência para pesquisadores e docentes da área. Para isso, inicialmente, realizou-se um levantamento da produção acadêmica em revistas brasileiras, por meio da plataforma Periódicos CAPES. Em seguida, uma amostra representativa de cem artigos publicados foi organizada em tabela com base nas variáveis e critérios de inclusão definidos. Por fim, foram aplicados testes estatísticos de caráter exploratório e inferencial. Esse percurso corroborou a hipótese — sustentada por estudos anteriores (Balzan et al., 2023; Cursino, 2020; Bulegon e Soares, 2019; Sene, 2017; Cabete, 2010) — de que há uma lacuna significativa entre a produção científica e a prática docente relacionada ao PLAc. Ademais, deu-se atenção especial à teorização sobre o ensino de PLAc e aos conceitos que permeiam essa temática. Por meio dessa análise, foi possível delinear um panorama das pesquisas brasileiras sobre o tema, seu tratamento atual e as lacunas que ainda podem ser exploradas em estudos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 6272320 - LUCIA MARIA DE ASSUNCAO BARBOSA
Externa ao Programa - 1728853 - MARIA DA GLORIA MAGALHAES DOS REIS - nullExterna à Instituição - MIRELLE DA SILVA FREITAS - IFTO
Notícia cadastrada em: 05/08/2025 13:29
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