Banca de DEFESA: Charlemagne Cénot

DISCENTE : Charlemagne Cénot
DATA : 23/03/2023
LOCAL: Plataforma Teams

A DIDÁTICA DA INTERCULTURAL DA FLE ATRAVÉS DO TEXTO LITERÁRIO DO TERCEIRO CICLO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO HAITIANA.

Didática, idioma, sociedade, cultura, interculturalidade.

Hoje em dia as relações com outras sociedades tornaram-se quase essenciais, porque não existe mais uma sociedade no vácuo, uma vez que o progresso científico, político e cultural exige uma abertura para si e para as outras sociedades. Para termos contatos entre empresas precisamos de um fator de extrema importância, o idioma. Sendo assim um facilitador, garantindo o contato direto entre as empresas. Tornou-se, portanto, uma obrigação pensar uma competência intercultural que é definida por Mancebo, Marcos Aurelio Coronado (2018) como: “As competências interculturais consideradas como parte da quarta força da psicologia são as competências e conhecimentos que capacitam uma pessoa ou grupo para interagir com outras culturas com efetividade ” . Nosso tema de pesquisa intitula-se: "Didática intercultural por meio de textos literários no livro didático do Terceiro Ciclo Básico de Educação do Haiti". Para alcançar o objetivo deste projeto, analisaremos a posição ocupada pela didática intercultural no ensino educacional haitiano, por meio do estudo dos textos literários do livro escolar francês do terceiro ciclo fundamental. Em que encontramos: As razões do ensino do francês nas escolas haitianas no nível do terceiro ciclo fundamental. O papel que os textos literários desempenham no desenvolvimento da aquisição de competências culturais e interculturais. Explorar o conteúdo dos Manuais de francês do terceiro ciclo fundamental.

Presidente - 1736142 - CLAUDINE MARIE JEANNE FRANCHON CABRERA ORDONEZ
Externa ao Programa - 1293320 - DENISE GISELE DE BRITTO DAMASCO
Externa ao Programa - 2256705 - JOSELY BOGO MACHADO SONCELLA
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS BALGA RODRIGUES - UFRJ