Banca de DEFESA: Ísis Catherine Sena de Oliveira

DISCENTE : Ísis Catherine Sena de Oliveira
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Online - Plataforma TEAMS

Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um CIL em estudo

Teoria Racial Crítica, Narrativas Autobiográficas, Racismo, Centros Interescolares de Línguas, Formação Continuada

O contexto multicultural em que a escola, os agentes pedagógicos, professores e estudantes estão inseridos exige o exercício de uma prática pedagógica antirracista, onde o sujeito professor possa “propiciar momentos de uma reflexão que deem voz a todos os alunos, permitindo a eles explorarem o racismo de várias perspectivas” (GILLBORN, 1995, pg. 142 apud FERREIRA, 2006). Com isso, a presente pesquisa tem por objetivo principal compreender como o processo de formação continuada dos professores do Centro Interescolar de Línguas (CIL) no âmbito do Distrito Federal, em particular, da Região Administrativa do Paranoá, propicia momentos de reflexão sobre as estruturas raciais presentes durante o processo de ensinar/adquirir-aprender ao qual o professor de línguas estrangeiras se insere. Para a realização desta pesquisa selecionamos 4 docentes das diferentes áreas de línguas ofertadas no CIL 01 – Paranoá: Espanhol, Francês, Inglês e Japonês. A coleta de dados feita com este grupo visava verificar como a tratativa da racialidade é vista a partir de múltiplas áreas de ensino de idiomas. Assim, esta pesquisa se enquadra no paradigma qualitativo interpretativista (CHIZZOTTI, 2006) e envolve o diálogo com autores da Teoria Racial Crítica (TATE, 1995; SOLORZANO, 1997; bell, 1992; CRENSHAW, 1991; ESPINOZA, 1998) como ancoragem teórica. Para a coleta de dados foram utilizados relatos pessoais como instrumentos de pesquisa. Espera-se que a partir desta investigação os sujeitos professores possam ter voz ativa sobre seus próprios processos de formação e que tal reflexão se converta em um retorno efetivo para o CIL como todo: cordenadores, agentes pedagógiocs, orientadodes para que possam estes também repensar as ações de formação continuado do seu corpo docente.

Externa à Instituição - BRUNA LOURENCAO ZOCARATTO - IFB
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 11/07/2023 19:54