Multilinguismo e Interculturalidade: A Presença de Língua Portuguesa em Luxemburgo
Multilinguismo em Luxemburgo; manutenção linguística; língua portuguesa em Luxemburgo
As grandes imigrações para Luxemburgo trouxeram portugueses a ocuparem posições expressivas na sociedade luxemburguesa, proporcionando a Língua Portuguesa um alto quantitativo de falantes dentro do país. Levando em consideração que trata-se de uma língua de imigração, a Língua Portuguesa tem enfrentado desafios para coexistir com as demais línguas faladas no país, visto que Luxemburgo é um espaço multilíngue. Dessa forma, esta pesquisa concentra-se especificamente na questão da manutenção da Língua Portuguesa em um contexto de multilinguismo. Considerando o foco na educação, esta dissertação objetivou responder: (a) qual é o espaço da língua portuguesa em Luxemburgo?; (b) como tem sido reivindicado e defendido a permanência da língua portuguesa em Luxemburgo? Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com o objetivo de contextualizar historicamente e geograficamente Luxemburgo, com vistas a uma compreensão aprofundada dos fluxos migratórios que convergiram para este país. Subsequentemente, foi empreendida uma revisão bibliográfica, cujo propósito primordial consistiu em estabelecer o cenário que caracterizou a coexistência de fenômenos multiculturais e interculturais no contexto luxemburguês. Este arcabouço conceitual proporcionou a base essencial para a formulação dos pressupostos teóricos que direcionaram as abordagens relacionadas à manutenção linguística. Por fim, conduziu-se a análise de documentos oficialmente reconhecidos e das perspectivas veiculadas pela mídia no que tange à posição ocupada pela língua portuguesa no contexto das línguas oficiais, com uma ênfase particular no domínio educacional. Como resultado, notou-se a importância do planejamento linguístico como estratégia essencial para a vitalidade e pertinência da língua portuguesa, especialmente em um contexto caracterizado pela diversidade linguística e multiculturalidade, implicando na implementação deliberada e sistêmica de iniciativas que reforcem a presença da língua em diversos âmbitos da esfera social, educacional e institucional. Espera-se que esta pesquisa venha a aportar uma significativa contribuição ao avanço das estratégias de abordagem que buscam solucionar, de maneira mais eficaz e eficiente, os intrincados desafios associados à diversidade linguística e à convivência de diferentes línguas em contextos socioculturais diversos.