Letramento em avaliação na prática de professores em formação inicial no estágio obrigatório: um estudo de caso num curso de Letras Inglês
Letramento em avaliação; Avaliação da aprendizagem de línguas; Formação inicial de professores; Estágio; Identidade docente.
Esta é uma pesquisa qualitativo-interpretativista na modalidade de estudo de caso, que discute o letramento em avaliação de professores de inglês como língua adicional, em formação inicial no contexto de estágio obrigatório. A investigação buscou compreender como os professoresestagiários conduzem os processos avaliativos durante o estágio e o que essas práticas revelam sobre seu letramento em avaliação. Este estudo está baseado no conceito de letramento em avaliação em contexto de línguas (Inbar-Lourie, 2008; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018) na formação inicial de professores (Giraldo; Murcia, 2018, 2019), no modelo de letramento em avaliação na prática de Xu e Brown (2016) e nas discussões sobre a construção da identidade docente durante o estágio (Pôrto; Mastrella-de-Andrade, 2020; Hall, 2014). A pesquisa foi realizada no contexto do estágio obrigatório de Licenciatura em Letras Inglês na Universidade de Brasília, com oito participantes que haviam concluído uma disciplina de 90 horas em avaliação da aprendizagem de línguas. Para a coleta de dados foram empregados análise documental de relatórios de estágio contendo instrumentos avaliativos e grades de correção elaborados pelos participantes, um questionário, duas entrevistas semi-estruturadas, observação de aulas lecionadas pelos estagiários e observações das aulas de orientação com a professora formadora. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo temática (Bardin, 1977). Os resultados oferecem indícios de que os estagiários possuem uma noção Esta é uma pesquisa qualitativo-interpretativista na modalidade de estudo de caso, que discute o letramento em avaliação de professores de inglês como língua adicional, em formação inicial no contexto de estágio obrigatório. A investigação buscou compreender como os professoresestagiários conduzem os processos avaliativos durante o estágio e o que essas práticas revelam sobre seu letramento em avaliação. Este estudo está baseado no conceito de letramento em avaliação em contexto de línguas (Inbar-Lourie, 2008; Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018) na formação inicial de professores (Giraldo; Murcia, 2018, 2019), no modelo de letramento em avaliação na prática de Xu e Brown (2016) e nas discussões sobre a construção da identidade docente durante o estágio (Pôrto; Mastrella-de-Andrade, 2020; Hall, 2014). A pesquisa foi realizada no contexto do estágio obrigatório de Licenciatura em Letras Inglês na Universidade de Brasília, com oito participantes que haviam concluído uma disciplina de 90 horas em avaliação da aprendizagem de línguas. Para a coleta de dados foram empregados análise documental de relatórios de estágio contendo instrumentos avaliativos e grades de correção elaborados pelos participantes, um questionário, duas entrevistas semi-estruturadas, observação de aulas lecionadas pelos estagiários e observações das aulas de orientação com a professora formadora. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo temática (Bardin, 1977). Os resultados oferecem indícios de que os estagiários possuem uma noção.