Os marcadores discursivos na produção de linguagem oral de professores de espanhol como língua estrangeira em formação
marcadores discursivos; marcadores conversacionais; competência metalinguística; (ensino de) língua espanhola; PESES.
Esta pesquisa buscou investigar o uso de marcadores discursivos (MD) na produção de linguagem oral de professores de espanhol como língua estrangeira em formação (PELEF), com foco nos marcadores conversacionais (MC), próprios da oralidade. O objetivo principal foi analisar como os PELEF utilizam os MC para produzir discursos fluidos e coesos em espanhol, com ênfase no desenvolvimento da competência metalinguística. Os objetivos específicos incluíram examinar o desempenho linguístico em sala de aula e analisar se, quando da ocorrência de erros no uso de MC, os PELEF são conscientes ou inconscientes. A pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo interpretativista, estruturada como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de observações de aulas de forma não-participante, anotações de campo, entrevistas semiestruturadas e sessões de visionamento com os participantes. Essa combinação metodológica permitiu uma triangulação abrangente dos dados. A fundamentação teórica baseou-se em estudos de pesquisadores como Fernández (2012), Silva (2016) e Almeida Filho (2020), que exploram a relação entre marcadores discursivos, consciência metalinguística e competência comunicativa. Os resultados evidenciam desafios no uso eficaz dos MC, relacionados a lacunas na formação inicial, que priorizam regras gramaticais em detrimento de uma compreensão funcional e contextual desses elementos. As observações mostram que os PELEF frequentemente recorrem ao português como apoio, resultando em substituições inadequadas de MC em espanhol. As entrevistas e sessões de visionamento apontam para uma consciência metalinguística limitada, o que poderia impactar a capacidade de ensinar a língua espanhola de forma consciente. O estudo aprofunda a compreensão sobre o papel dos MD como um todo na formação de professores de espanhol e destaca a relevância de ações que favoreçam o desenvolvimento da competência metalinguística e da eficácia comunicativa em contextos pedagógicos.