A Literatura no Ensino Médio como Prática Social: Uma Leitura Crítica de “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis
Machado de Assis. Linguística Aplicada. Ensino da Literatura. BNCC. Multiletramentos. Racismo estrutural. Ensino Médio.
Esta dissertação investiga o potencial do ensino da literatura no Ensino Médio como prática social de desenvolvimento da consciência crítica, a partir da leitura do conto “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis. Inserida no campo da Linguística Aplicada, a pesquisa articula literatura, multiletramentos e formação cidadã, considerando os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — documento orientador da educação básica no Brasil — e os aspectos multimodais dos textos literários. A obra machadiana, ao evidenciar estruturas de exclusão racial e social, é analisada como instrumento para a leitura crítica do mundo e para o enfrentamento do racismo estrutural e da dívida histórica brasileira. A abordagem é qualitativa, interpretativa e documental, fundamentada em autores como Antonio Candido, Bakhtin, Chizzotti, Cope e Kalantzis, Cosson, Dionísio, Eagleton, Flick, Jessé Souza, Kilomba, Kleiman, Magda Soares, Moita Lopes, Motta-Roth, Pennycook, Rajagopalan, Raymond Williams e Regina Zilberman e Vilson Leffa. Como desdobramento, a pesquisa inspira a produção de um livro em processo de publicação, que amplia o diálogo entre literatura, crítica social e prática pedagógica, evidenciando a contribuição da Linguística Aplicada para a ressignificação do cânone e para a formação de jovens leitores conscientes, críticos e engajados.