TDICs E MULTIMODALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: SIGNIFICAÇÕES (RE)CONSTRUÍDAS EM UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INGLÊS
Multiletramentos. Letramentos digitais. Estágio Supervisionado. Formação de professores de inglês
Esta pesquisa busca compreender o que leva as/os professoras/es em formação inicial a (re)construírem relações com as tecnologias digitais e a multimodalidade a partir de debates e atividades sobre essa temática ocorridos em um semestre de Estágio Supervisionado em Inglês, durante o Ensino Remoto Emergencial no ano de 2021. Fundamentam teoricamente este trabalho os estudos sobre os multiletramentos, especificamente no que tange à multimodalidade (CAZDEN, et al 1996; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; COPE; KALANTIZIS 2009; ROJO [2012; 2013]); os estudos sobre os letramentos digitais (BUZATO, 2006; SAITO; SOUZA, 2011; DUDENEY; HOCKLY; PREGUM, 2016;); os trabalhos sobre a relação entre tecnologias e ensino (KNOBEL; LANKSHEAR, 2007; KENSKI, 2012; BARTON; LEE, 2015; RIBEIRO, 2016; SELWYN, 2017; PAIVA; 2019); e os estudos sobre a relação entre ensino, professores/as e as tecnologias, especialmente durante a pandemia da Covid-19 (LEVY, 1999; COSCARELLI, 2020; RIBEIRO, 2020; ROJO, 2020; TONIN, 2021). A partir do embasamento metodológico do estudo de caso interventivo de cunho etnográfico (FALTIS, 1997; ANDRÉ, 2005), o professor pesquisador, a partir de uma parceria com o Estágio Supervisionado de Inglês da Universidade de Brasília, entre agosto e novembro de 2021 propôs diferentes atividades e debates em torno da temática dos letramentos, da multimodalidade e das tecnologias digitais, a fim de observar se esses debates tinham potencial para mudar as percepções inicias dos/as professores/as em formação inicial em relação a essa temática. Fizeram parte do estudo de caso duas alunas estagiárias, devido ao seu grau de envolvimento nas atividades propostas ao longo do semestre de estágio. Dentre as atividades desenvolvidas no estágio, destaca-se o Instagram criado para a disciplina onde em cada um dos posts as participantes eram convidadas a expressarem suas opiniões sobre os assuntos apresentados nos posts. Destaca-se também os planos de aulas das participantes e os seminários da disciplina de estágio, pois eles refletem, durante as regências na escola, os desdobramentos das atividades reflexivas construídas ao longo do semestre. Compõem esta pesquisa os dados empíricos desenvolvidos a partir de questionários, de observação participante e das conversas no Instagram. As mudanças de percepções das participantes sobre as tecnologias digitais e a multimodalidade no ensino de inglês do início ao final das atividades do semestre mostram que houve relações (re)construídas com essa temática, sobretudo a partir do desejo das participantes em contribuírem com um ensino de inglês mais contextualizado à vida dos/as alunos/as da escola e também a busca de meios para incentivar a interação e autonomia desses/as mesmos/as alunos, com destaque para o contexto de ensino que caracterizou a pesquisa: escola presencial e estágio remoto. Devido a esse contexto, as participantes do estágio durante o período de regências não estiveram fisicamente na sala de aula da escola, mas sim através de vídeo chamada. Alguns dos desafios advindos desse contexto mostraram que apesar de promissoras as atividades que foram desenvolvidas com as participantes, ainda há uma lacuna entre o que é idealizado na literatura sobre multiletramentos e letramentos digitais na escola e o que de fato é possível realizar na prática, principalmente devido à carência de infraestrutura das escolas. Apesar dessa lacuna, o trabalho desenvolvido com as participantes de alguma forma contribuiu com suas formações e revela ações que estão ao alcance do/a professor/a para a integração pedagógica das tecnologias ao ensino de inglês.