Banca de DEFESA: Giselle de Araújo Moreira

DISCENTE : Giselle de Araújo Moreira
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Online - TEAMS

Avaliação e desenvolvimento linguístico em inglês em um processo de transmodalização intermodal: do conto às histórias digitais

Histórias digitais; Letramento Literário; Letramento Multimodal; Letramento em Avaliação.

O ato de ler é essencial para a formação de qualquer indivíduo. O texto literário permite a construção de sentidos que se dá através da interação entre o leitor e o texto. Por sua vez, com as mudanças decorrentes da multimodalidade, é necessário proporcionar a atuação do aluno nas produções de diferentes textos sejam eles verbais, imagéticos, visuais ou sonoros. Sendo assim, as histórias digitais servem para além do uso de modos e recursos semióticos, pois também promovem o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesse caso, para todo esse processo, avaliar é algo indissociável tanto para o trabalho do professor quanto para a aprendizagem do aluno. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi identificar os benefícios do uso de produção de histórias digitais em atividades de leituras de contos e no desenvolvimento das habilidades linguísticas em inglês. Os pilares teóricos que fundamentaram esta pesquisa foram: 1) letramento literário (COSSON, 2014; PAULINO; COSSON, 2009; GOTLIB, 2006; entre outros); 2) letramento multimodal (GHIRARDI, 2017; GENETTE, 2010; 2006; entre outros); e 3) letramento em avaliação (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018; LUCKESI, 2018; entre outros). A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2018; CRESWELL; POTH, 2018; entre outros); as técnicas utilizadas foram bibliográfica e documental (PRODANOV, FREITAS, 2013; MELO ET AL, 2006; entre outros), os instrumentos escolhidos foram questionário, entrevista e diário de bordo (QUEVEDOCAMARGO, 2013; LAKATOS, MARCONI, 1989; entre outros); os procedimentos de análise dos dados foram realizados com teor interpretativista (MOITA LOPES, 1994). Os resultados apresentados foram positivos em sua maioria e corroboraram a proposta do uso de atividades de transmodalização intermodal (do conto às histórias digitais) para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, para promover o uso de textos literários em sala de aula, fazer o uso dos modos e recursos semióticos e suscitar reflexões sobre as práticas avaliativas pertinentes aos alunos.

Externa à Instituição - BRUNA LOURENCAO ZOCARATTO - IFB
Externa ao Programa - 2490440 - FERNANDA ALENCAR PEREIRA
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 2003773 - GLADYS PLENS DE QUEVEDO PEREIRA DE CAMARGO