Revisitando a Competência Reflexiva na Formação Inicial de Professores De Língua Espanhola: O relato de quinquênio
Formação Inicial de Professores, Língua Estrangeira Espanhola, Competência Reflexiva, Relato após cinco anos.
O presente trabalho tem como objetivo analisar, compreender e problematizar a presença da competência reflexiva (CR) durante a formação inicial e em serviço do professor de espanhol como língua estrangeira. Entendemos CR à luz dos autores: ALMEIDA FILHO (1993-2009) BASSO (2001), CORACINI (2001) LIB NEO (2005) ORTIZ e SANTANA (2015), SANTOS (2018) e CASSOLI (2020), que estabelecem quais as competências esperadas para um professor de língua, e em especial, a competência reflexiva, base para esta pesquisa. ORTIZ (2015), define que a competência reflexiva como: “reflexão minuciosa sobre a ação, confrontando conhecimentos, tendências e reconstruindo a nossa prática, remanejando e reestruturando saberes” e Coracini (2001) entende a reflexão como “a atividade de retrospecção com o objetivo de examinar as razões e as crenças que subjazem às ações pedagógicas e gerar ações alternativas para o futuro”. Metodologicamente, amparados na perspectiva qualitativa, fizemos um estudo de caso, e coletamos informações com diferentes instrumentos de 1 (uma) participante que participou da primeira parte deste estudo em 2018. Assim, foram colhidos depoimentos em entrevista, questionários, carta e visita de campo e dentre os resultados esperados, em revisitação após cinco anos, intencionamos mobilizar esta investigação ao observar se competência reflexiva é mobilizada na atuação da professora de espanhol dentro de sala de aula, e que de maneira, o contato com a competência reflexiva influenciou sua formação inicial e, atual, ação profissional.