Banca de DEFESA: Emanuela dos Santos Bezerra

DISCENTE : Emanuela dos Santos Bezerra
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Online

O papel da instrução gramatical no processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa

Instruções gramaticais. Explícita. Implícita. Simple Future. Língua Inglesa.

A pesquisa descrita nessa dissertação teve como objetivo investigar o papel da instrução em aulas de L2, isto é, os benefícios das instruções explícitas e implícitas no aprendizado da Língua Inglesa, por meio do tópico gramatical Simple Future, e verificar se existe diferença estatística entre os grupos experimental e controle, por meio da aplicação de testes e da escala Likert. Para a análise dessa investigação, serviu como base os estudos de Larsen-Freeman (2003) e Celce-Murcia (1999) acerca do conceito de gramática, a definição de instrução gramatical proposta por Ellis (2008), o papel dessas instruções na L2, sugeridas por Norris e Ortega (2000), Doughty (2003) e Long (1997), os tipos de instruções gramaticais existentes e a correlação com as instruções explícitas e implícitas, segundo o modelo de Ellis (2015), Long (1997) e Decoo (1996), o efeito dessas instruções com base em outros estudos, segundo a visão de Norris e Ortega (2000), e a semelhança entre conhecimento e instruções explícita e implícita, segundo Ellis (2015), dentre outros pesquisadores. O estudo foi conduzido com 78 participantes, em uma escola privada, de educação básica, que continha segmentos do maternal ao ensino médio, localizada na Ceilândia, uma cidade satélite que ocupa a região centro-oeste do Brasil. O design da pesquisa abrangeu três etapas realizadas em um intervalo de uma semana cada: pré-teste, pós teste imediato e pós teste tardio com três grupos: dois grupos experimental com instrução explícita e implícita, e um grupo controle apenas com input de um texto escrito em inglês, a fim de se analisar como o tipo de instrução poderia ou não contribuir para o aprendizado da língua inglesa/L2. Os resultados estatísticos indicaram que não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos experimentais e controle, contudo, a instrução explícita foi a única intervenção pedagógica que mostrou levemente ser mais benéfica do que a instrução implícita, devido a elevação de sua mediana após a inserção da instrução gramatical.

Externo à Instituição - Alley Candido Junior - CMB
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 1816766 - JOARA MARTIN BERGSLEITHNER
Interna - 3374034 - KYOKO SEKINO