OS VALORES DE PATRIOTISMO E DISCIPLINA
NAS ESCOLAS MILITARIZADAS DO DF E SEUS ANTECEDENTES
militarização, valores militares, patriotismo,
disciplina, educação em 64.
Essa pesquisa objetiva a elucidação dos significados e
sentidos dos valores militares de patriotismo e disciplina inseridos nas escolas
militarizadas do Distrito Federal com o propósito de investigar as influências desses
valores na formação dos educandos. Para compreender melhor as raízes desses
significados e sentidos, pesquisou-se a inserção desses valores militares nas escolas
brasileiras no período ditatorial de 64. Utilizou-se o método quantitativo apenas para
medir a expansão da militarização das escolas no DF e o impacto dessa política. No
geral, a pesquisa foi desenvolvida por meio da utilização do método indutivo com uma
análise exploratória e qualitativa dos documentos das escolas militarizadas do DF, o
levantamento de uma revisão bibliográfica, além do estudo da Constituição brasileira e
os estatutos das corporações militares a fim de apreender melhor os sentidos e
significados dos valores militares. Notou-se o destaque de patriotismo e disciplina entre
os valores militares do período ditatorial e nas escolas militarizadas do DF. O
patriotismo das escolas militarizadas, influenciado por suas raízes históricas, assume o
sentido de um coletivismo padronizado e homogêneo, além de uma devoção a uma
pátria de ordem social hegemônica. A disciplina evoca um sentido de obediência e
submissão à lei e ordem hegemônica tal qual no período ditatorial. Tanto nas escolas
militarizadas atuais quanto nas escolas do período ditatorial, o patriotismo e disciplina
sufocam a diversidade de expressividades subjetivas não hegemônicas, sendo, portanto,
racistas, LGBTfóbicas e elitistas.