Banca de QUALIFICAÇÃO: Felipe de Lucena Rodrigues Alves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Felipe de Lucena Rodrigues Alves
DATA : 05/09/2022
LOCAL: Plataforma Teams

Contatos, Objetos e Memórias: A presença indígena em museus etnográficos e a descolonização do patrimônio cultural na Era Digital

Patrimônio Cultural; Museus Etnográficos; Povos Indígenas.

A partir da hipótese de que a ampliação da participação indígena e a disponibilização de acervos relacionados ao patrimônio cultural indígena em meios digitais são partes de processos de descolonização de práticas e discursos presentes nos museus etnográficos, nossa pesquisa se volta à análise de iniciativas que vêm sendo realizadas nas últimas décadas para salvaguarda do patrimônio cultural indígena por algumas dessas instituições. Nesse sentido, definimos algumas experiências recentes de colaboração com comunidades indígenas para formação e qualificação de acervos e para a ampliação do acesso a informações a seu respeito no âmbito do Museu do Índio (Brasil) e do Museu Nacional do Índio Americano (EUA), para discutir as implicações de procedimentos de devolutiva de acervos aos povos indígenas e do desenvolvimento de repositórios digitais e outras ferramentas de tecnologia da informação, entre outras iniciativas voltadas à incorporação e divulgação de conhecimentos tradicionais e memórias coletivas dos povos indígenas em torno de seu patrimônio cultural. Por meio de levantamento documental, entrevistas e da utilização de técnicas e metodologias qualitativas de pesquisa, pretendemos realizar análise comparativa desses casos que permita compreender como as características e experiências recentes dessas instituições podem contribuir para a definição de modelo mais geral acerca da descolonização de práticas e discursos de museus etnográficos nas Américas e outras regiões do mundo.

Externo à Instituição - THIAGO LOPES DA COSTA OLIVEIRA
Interna - 3356294 - ELAINE MOREIRA
Interna - 279.393.911-00 - ELISA DE SOUZA MARTINEZ - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 10:50