Banca de DEFESA: Isabella de Sá Felix

DISCENTE : Isabella de Sá Felix
DATA : 20/10/2023
LOCAL: ELA

Ditadura e formação cidadã através da escola: um estudo comparativo do currículo escolar argentino e brasileiro

Cidadania, Ditadura, Currículo, Educação, Brasil, Argentina

O presente projeto visa comparar materiais didáticos, leis e planos educacionais recentes do Brasil e da Argentina com intuito de captar como temas relativos à democracia, ditadura e direitos humanos são retratados nesses documentos e se existem aproximações ou distanciamentos entre o que é exposto em cada país. As ditaduras recentes das duas nações têm seu fim marcado pelo compromisso estatal de consolidação da democracia, por isso a importância de apreender como elas são apresentadas nos materiais didáticos da educação pública brasileira e argentina. Esses conteúdos serão usados como base para pensar em uma construção cidadã através da educação básica, especialmente nos anos finais de formação, que têm essa construção como um dos objetivos da educação em ambos os países.

Presidente - 1765762 - CAMILO NEGRI
Interno - 1063328 - EVERTON LUIS PEREIRA
Externa ao Programa - 1298404 - FERNANDA NATASHA BRAVO CRUZ - UnBExterno à Instituição - HANS CARROLLO GUACH - UFG
Notícia cadastrada em: 19/10/2023 15:41