IDENTIDADE RACIAL E GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: A experiência de mulheres na Universidade de Brasília
Estudantes mulheres, identidade racial, gênero, Universidade de Brasília
Este estudo investiga como mulheres estudantes da Universidade de Brasília (UnB) constroem e vivenciam sua identidade racial dentro do espaço acadêmico, considerando as classificações raciais oficiais e as percepções subjetivas das entrevistadas. A pesquisa parte da compreensão de que a identidade racial é um fenômeno sonoro e relacional, influenciado por fatores históricos, sociais e políticos. Utilizando uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas e análise documental, busca-se compreender como essas mulheres se autodeclararam racialmente e quais os impactos dessa autodeclaração em suas trajetórias acadêmicas e pessoais. O estudo fundamenta-se em autores como WEB Du Bois, Frantz Fanon, Pierre Bourdieu e Aníbal Quijano, além de abordar a interseccionalidade de raça e gênero sob a ótica de Kimberlé Crenshaw. Espera-se que a pesquisa contribua para a reflexão sobre a estabilização das categorias raciais no Brasil, os desafios enfrentados por mulheres racializadas no ensino superior e o papel das políticas afirmativas na promoção da equidade racial e de gênero.