O CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ROUPAS É UMA UTOPIA? Estudo sobre o comportamento de compra de consumidores com conhecimento dos impactos socioambientais da indústria de vestuário
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Vivemos em uma sociedade consumista, onde as relações sociais e econômicas são mensuradas pelo que se consome e quanto se consome. Esta sociedade, e seu estilo de vida, estão em conflito com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As medidas necessárias para minimizar os impactos sociais e ambientais dessa nova sociedade são complexas e interdisciplinares. Aparentemente, o consumidor é um elemento chave para tais transformações, principalmente aquele com comportamento sustentável. A indústria da moda é um reflexo claro de todas as questões presentes em uma sociedade centrada no consumo, excessiva produção e descarte, grande poluição, questões trabalhistas e uma complexa cadeia produtiva envolvida. Nela, o consumidor, de forma geral manipulado por diversos estímulos, assume um comportamento de consumo compulsivo. Entretanto, existe uma minoria consumindo de acordo com os pilares do desenvolvimento sustentável e foram os sujeitos dessa pesquisa. Será que um comportamento de consumo sustentável é resultado do conhecimento sobre tais problemas? O que é necessário para que mais consumidores mudem o seu comportamento de consumo? São perguntas que nortearam essa pesquisa dividida em duas etapas. Na primeira, foram avaliados, por meio de survey, em 178 participantes, o nível de conhecimento (bom, médio, fraco) a respeito dos impactos ambientais e sociais da indústria da moda e o nível de comportamento de consumo (degradador, potencial, insustentável, quase perfeito, ideal). A segunda etapa, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados 20 participantes da primeira etapa com bom nível de consumo sustentável com a finalidade de identificar o que os levou a desenvolver um comportamento de consumo tão sustentável. Como principais resultados identificou-se que, apesar de não existir uma relação de causalidade, conhecer sobre os impactos influencia os consumidores em deterem melhores comportamentos de compra, além de ser um importante canal educativo. O consumo mais sustentável de roupas surgiu como uma evolução da sustentabilidade em outras práticas no dia a dia, sob a influência do ambientes e pessoas próximas, e vivências práticas com consumismo e problemas da indústria de roupas. Esses são os principais fatores que influenciaram na mudança de comportamento das entrevistadas.