Banca de DEFESA: Gabriel Leuzinger Coutinho

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gabriel Leuzinger Coutinho
DATA : 30/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: video
TÍTULO:

Transições para a sustentabilidade multi-sistema em países em desenvolvimento: um estudo de caso do carro elétrico no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Transição para a sustentabilidade. Carro elétrico. Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D no 22.


PÁGINAS: 410
RESUMO:

O sistema sociotécnico de mobilidade urbana ainda segue uma tendência de aumento de seus padrões não sustentáveis. Existem muitas propostas para tornar a mobilidade urbana sustentável, mas não há consenso sobre a sua definição e operacionalização. Destas propostas, a mobilidade elétrica pode ser a mais fácil de ser implementada no Brasil. A transição para carros elétricos envolve muitos sistemas sociotécnicos, como mobilidade urbana e eletricidade. A maior parte das teorias e tipologias usadas atualmente no campo das transições para a sustentabilidade foram elaboradas em países desenvolvidos e podem não ser adequadas para explicar transições envolvendo múltiplos sistemas sociotécnicos em países em desenvolvimento. O objetivo desta tese é explicar como o sistema sociotécnico de eletricidade influencia a transição para o carro elétrico no Brasil. A ontologia e a epistemologia adotadas na pesquisa estão próximas do pragmatismo e do realismo crítico. O framework teórico utilizado é a perspectiva multinível e a estratégia adotada é o estudo de caso. O caso selecionado foi a Chamada 22 da ANEEL. Dois métodos diferentes de coleta de dados são usados: dados secundários e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados mostram que o sistema sociotécnico de eletricidade está interagindo com o nicho do carro elétrico de diversas maneiras e estas interações não podem ser reduzidas a um único padrão. A maior parte dos atores do sistema sociotécnico de eletricidade não está interessada na transição para carros elétricos, mas alguns atores relevantes deste sistema sociotécnico, notadamente incumbentes, estão ajudando a consolidar o nicho do carro elétrico. Eles estão colaborando com a criação de uma rede de atores em torno dos carros elétricos, ajudando a criar processos de aprendizado em múltiplas dimensões e contribuindo para a articular expectativas e visões sobre mobilidade elétrica, melhorando a infraestrutura de recarga de carros elétricos no Brasil, desenvolvendo novos modelos de negócios para tornar a recarga de carros elétricos lucrativa, e ajudando a melhorar a regulação sobre carros elétricos. Verificou-se também que a falta de uma orientação normativa clara está contribuindo para retardar a transição para carros elétricos no Brasil. A competição entre carros elétricos e biocombustíveis está levando vários atores a postergar investimentos em mobilidade elétrica. O estudo de caso revelou também que atores transnacionais têm papel importante na Chamada 22. Estes atores ajudam os atores locais a ter acesso a recursos globais, e servem como uma ponte com outros experimentos sustentáveis ao redor do mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FLAVIA LUCIANE CONSONI DE MELLO - UNICAMP
Presidente - 2348930 - ARMANDO DE AZEVEDO CALDEIRA PIRES
Externo ao Programa - 1337656 - AUGUSTO CESAR DE MENDONCA BRASIL
Interna - 2335984 - CRISTIANE GOMES BARRETO
Externo à Instituição - Gilmar dos Santos Marques - CEUB
Notícia cadastrada em: 27/01/2023 12:10
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