Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ROCHA GROSSI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ROCHA GROSSI
DATA : 26/10/2023
LOCAL: Centro de Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade nos territórios de reforma agrária no DF: Análise do manejo agroecológico em assentamentos rurais

Sistemas alimentares sustentáveis; Agroecoecologia; Segurança alimentar e nutricional; Análise econômico-ecológica; Manejo Agroecológico

O manejo agroecológico busca reverter as situações nas quais a capacidade produtiva do solo está em processo de degradação, por meio de práticas e manejos relacionados com os fluxos de matéria e energia existentes nos ecossistemas naturais. Analisar se as práticas nos manejos agroecológicos desenvolvidas em Assentamentos da reforma Agrária no DF estão proporcionando a autonomia produtiva, econômica, ambiental e social das famílias. De forma a responder como os manejos agroecológicos estão influenciando os territórios de reforma agrária dentro do Distrito Federal, o estudo se apoia na pesquisa descritiva e qualitativa. A amostragem não será aleatória, os agroecossistemas serão escolhidos dentro dos assentamentos, de forma a abarcar a maior quantidade de sistemas diferentes, com o objetivo de descrever uma maior variedade de manejos. Nesta perspectiva e como forma de responder aos objetivos, geral e específicos, a metodologia escolhida para ser aplicada neste estudo é o Método de Análise Econômico-Ecológica de Agrecossistemas – LUME. As áreas de estudo serão em agroecossistemas localizados nos assentamentos rurais Chapadinha e Canaã. Desde sua gênese, a agroecologia investiga e estuda a agricultura sustentável, e o manejo agroecológico é a produção empírica deste conhecimento, de forma a recuperar ou manter a produtividade dos solos, sem prejudicar o meio no qual está inserido, assim como à perspectiva de melhora na qualidade de vida da agricultura familiar, por meio da autonomia social, ambiental e econômica das famílias.

Externo à Instituição - LUIS MAURO SANTOS SILVA - UFPA
Interna - 2335984 - CRISTIANE GOMES BARRETO
Externo ao Programa - 1707092 - FLAVIO MURILO PEREIRA DA COSTA - UnBPresidente - 1226885 - LAURA ANGELICA FERREIRA DARNET
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 12:12