Banca de QUALIFICAÇÃO: BRIZA DA SILVA AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRIZA DA SILVA AGUIAR
DATA : 31/10/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O preço invisível do desmatamento no Cerrado: uma estimativa a partir da perda de biomassa na região do Matopiba


PALAVRAS-CHAVES:

biomassa, mercado de carbono, sensoriamento remoto


PÁGINAS: 44
RESUMO:

O Cerrado há décadas enfrenta desafios críticos em decorrência do desmatamento causado pelo avanço das atividades agropecuárias. O bioma é a savana mais biodiversa do planeta e ocupa cerca de 25% do território brasileiro, possuindo relevância nas discussões climáticas devido ao seu estoque de carbono. Estima-se que mais de metade da vegetação nativa foi convertida em pastagens e culturas anuais. A região do Matopiba formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia é a principal responsável pelos dados alarmantes de desmatamento do bioma, correspondendo a 52,5% da vegetação nativa brasileira perdida no ano de 2024. A região é caracterizada pela relevância no mercado interno e externo, movimentando bilhões de dólares anualmente e por sua configuração territorial desigual e excludente.

Diante disso, instrumentos e políticas financeiras são uma alternativa para a exploração sustentável de biomas nativos, através de ativos ambientais que poderiam gerar créditos da biodiversidade para uma exploração sustentável, gerando valor financeiro para a conservação do Cerrado e renda para as populações ali residentes. Ressaltando o quanto é necessário aprimorar os mecanismos de distribuição financeira gerados por programas de carbono

Assim, o presente estudo tem o objetivo de verificar o preço perdido de ativos ambientais em decorrência do desmatamento na região do Matopiba, a partir de base de dados de biomassa e de dashboards de desmatamento com o intuito de apresentar a importância do Cerrado na geração de créditos de biodiversidade, estimando qual é o custo do desmatamento e comparando-o com os valores da produção agropecuária.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1304307 - FABIANO TONI
Presidente - 3211003 - GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA
Externo à Instituição - RUBENS DO AMARAL - GDF
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 11:18
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app28.sigaa28