Banca de DEFESA: LARISSA ALVES DA SILVA ROSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA ALVES DA SILVA ROSA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Centro de Desenvolvimento Sustentável

Método participativo para o diagnóstico e a gestão de territórios tradicionais: análise de paisagem como ferramenta de diálogo

Objetivos de Qualidade da Paisagem; Indicadores; Comunidades de Fundo de Pasto.

A degradação das paisagens ameaça a manutenção dos territórios e os modos de vida tradicionais, por meio dos quais as comunidades mantêm estreita relação com elementos naturais. É urgente avaliar a qualidade dessas paisagens para valorizá-las e garantir o bem-estar das populações. Este estudo concentrou-se na coconstrução de uma metodologia participativa que utiliza a paisagem como meio de avaliação. Os objetivos principais foram: primeiro, desenvolver uma abordagem metodológica sólida e abrangente para avaliar a qualidade da paisagem em comunidades tradicionais; segundo, aplicar essa abordagem na Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Fartura. A aplicação da abordagem promoveu a capacitação dos moradores para a avaliação e o monitoramento dos recursos paisagísticos, propondo formas de gestão para essas paisagens. Os principais pontos abordados envolveram a definição de objetivos de qualidade da paisagem e identificação de indicadores relevantes locais, integrando saberes locais com ferramentas modernas de análise de paisagem. Os métodos participativos utilizados permitiram, além de compreender a paisagem física, a abordagem de percepções, valores e relações culturais, históricas e econômicas que moldam esses territórios. Ao envolver ativamente os membros da comunidade no processo de pesquisa, promoveu-se um diálogo entre diferentes perspectivas e conhecimentos, visando estratégias de gestão das paisagens alinhadas com as demandas e valores locais. O trabalho de campo foi essencial para demonstrar a viabilidade e aplicação do método proposto. A interação de campo demonstrou a importância da coconstrução do conhecimento e possibilitou a identificação de indicadores relevantes para os moradores da Comunidade de Fartura por meio da proposição de mecanismos para monitorar e avaliar a qualidade dos recursos paisagísticos. O estudo, sobretudo, demonstrou a operacionalidade do método participativo na gestão de territórios tradicionais, oferecendo ferramentas para a tomada de decisões informadas e sustentáveis em relação à paisagem e ao modo de vida tradicional da Comunidade de Fartura. Os resultados obtidos destacam o método como uma ferramenta essencial para a gestão, especialmente na busca pela melhoria da qualidade das paisagens em territórios tradicionais. Por oferecer uma estrutura robusta e adaptável para avaliar a paisagem, este estudo é relevante para a promoção da gestão sustentável e para a preservação das características distintivas das paisagens em comunidades tradicionais, como as de Fundo de Pasto na Bahia.

Presidente - 144252 - CARLOS HIROO SAITO
Interno - 3322563 - DIEGO PEREIRA LINDOSO
Interna - 2333890 - STEPHANIE CAROLINE NASUTI
Externo ao Programa - 2479942 - VALDIR ADILSON STEINKE - UnBExterna à Instituição - GISELI GOMES DALLA NORA