Banca de DEFESA: FRANCISCO OCTAVIO BITTENCOURT DE SOUSA

DISCENTE : FRANCISCO OCTAVIO BITTENCOURT DE SOUSA
DATA : 01/02/2024
LOCAL: videoconferência

O boi pelo berro, o homem pela palavra: relações entre a comunidade Kalunga da Prata e o meio ambiente

relações humano e não humano, Quilombo Kalunga, conflitos humano-fauna

Este trabalho é uma etnografia das relações entre humanos e não-humanos no núcleo populacional da Prata, Quilombo Kalunga, Goiás. Busquei abranger uma diversidade de atuações, motivações e perfis distintos, tanto humanos quanto não humanos, proporcionando a construção de uma imagem mais robusta de uma das comunidades que compõem o Quilombo Kalunga. Isso foi feito a partir de três anos de parceria com a Associação Quilombo Kalunga (AQK) e uma imersão em campo durante o segundo semestre de 2023, a partir de uma estratégia simétrica de observação participante. No primeiro capítulo da dissertação analiso a "Época do Projeto", forma local de se referir ao período do Projeto Kalunga - Povo da Terra (1970-1990). Essa fase é crucial para compreender a temática Kalunga, sendo academicamente essencial referenciar os resultados desse projeto. Posteriormente, são explorados detalhes do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK), características do território, flora e fauna, além de uma análise do núcleo populacional da Prata, com ênfase na atividade de criação de bovinos. No segundo capítulo, aprofundo a análise da relação da comunidade quilombola da Prata com o meio ambiente, centrando-me no papel crucial do gado nesse contexto, revelando experiências acumuladas ao longo do tempo e contribuindo para a construção do ethos característico da comunidade rural. A narrativa abrange a história do gado na região, com ênfase na "Era do Curraleiro". Estratégias de criação são discutidas, considerando vantagens e desvantagens, variações nas fases de crescimento, raça e método de criação. O capítulo explora o mercado local de gado na comunidade Kalunga, destacando a complexa rede de relações comerciais e as escolhas enfrentadas pelos criadores. Concluindo o capítulo, exploro a relação entre a construção da memória do curraleiro e a coesão social da comunidade. No terceiro e último capítulo, adentro o universo da convivência da comunidade Kalunga com a fauna selvagem, no “Período da Onça”. Faço uma descrição dos animais selvagens mencionados pelos interlocutores e exponho os conflitos locais. No desdobramento do capítulo, detalho as estratégias para lidar com os desafios apresentados pela vida selvagem. Comparo essas estratégias com métodos de redução de conflito espalhados pelo mundo, evidenciando as distintas formas de convívio com grandes carnívoros. Esta etnografia visa ocupar espaço em um campo de trabalho multidisciplinar centrado nas populações humanas e em suas interações com os demais seres que habitam o planeta Terra. A abordagem centrada na ação e nas escolhas e a perspectiva simétrica visam contribuir para a reflexão sobre processos de pesquisa mais eficazes para esse campo.

Externa à Instituição - ANA MARCELA FRANÇA DE OLIVEIRA - FIOCRUZ
Externo ao Programa - 1412737 - ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR - nullExterno ao Programa - 1531121 - GUILHERME JOSE DA SILVA E SA - nullInterno - 2196754 - JOSE LUIZ DE ANDRADE FRANCO
Notícia cadastrada em: 10/01/2024 08:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa25