Banca de DEFESA: Vitoria Pinheiro Balestrini

DISCENTE : Vitoria Pinheiro Balestrini
DATA : 27/02/2023
LOCAL: bloco K do IB, Primeiro Andar

Análise de metagenome-assembled genomes de uma comunidade microbiana enriquecida com lignina

Degradação de lignina, Metabolismo, Bactérias, Metagenômica, Enriquecimento de comunidades, Solo.

A atual preocupação por processos mais ecologicamente sustentáveis levaram a uma demanda de estudos de valorização de uma matéria que, comumente, tem seu potencial desperdiçado, no caso a lignina presente na biomassa vegetal. A recalcitrância enzimática causada pela estrutura complexa e amorfa acaba sendo uma das etapas limitantes no processo de valorização da lignina e por isso normalmente esse composto é queimado para geração de energia nas próprias indústrias. Apesar disso, microrganismos como os fungos e bactérias são conhecidos por conseguirem contornar essa recalcitrância por meio das suas enzimas. A desconstrução da lignina por bactérias é um ramo recente nas pesquisas e representam diversas vantagens frente aos fungos. Nesse estudo, foi analisada a diversidade microbiana de três consórcios enriquecidos para microrganismos capazes de degradar lignina com foco nas bactérias. Os consórcios foram obtidos a partir de três tipos de solo, sendo dois comerciais e um solo de compostagem jardim, cultivados a 30˚C e enriquecidos por meio de sucessivas passagens em meio de cultura na qual a lignina extraída por método alcalino foi usada como única fonte de carbono. Foi extraído o DNA metagenômico da terceira passagem do enriquecimento, sendo feito o sequenciamento pelo Joint Genome Institute, gerando 232 genomas montados, destacando-se 39 genomas após critérios de qualidade de completude de pelo menos 70% e contaminação menor ou igual a 10%. Desses 39 genomas, os filos mais abundantes nos três consórcios foram de proteobacteria, bacteroidetes e actinobacteria, com somente dois genomas com taxonomia superior de espécie. Os consórcios apresentaram funções condizentes com o local de isolamento, no caso o solo, além de possíveis metabolismos relacionados à degradação da lignina. Foram escolhidos 4 genomas, com base na taxonomia somente, por terem chegado apenas em nível de classe, para análises mais profundas de degradação de lignina focada nos monolignóis. Os genomas de Actinobacteria BY 70_11 e Actinobacteria BY 2_71_9 e Alphaproteobacteria MG 62_16 e Alphaproteobacteria MG 3_66_13, além de não representarem a mesma espécie, mostraram diferentes vias metabólicas relacionadas à degradação dos monolignóis. Desses, a Actinobacteria BY 70_11 com a maior quantidade de genes associados à degradação de lignina. Entretanto, não se pode afirmar inequivocamente sobre a capacidade ou não de degradação da lignina codificada nesses 4 genomas pela falta de literatura sobre essas vias específicas. Esse trabalho mostrou-se como uma etapa inicial para que outros sejam realizados sobre a degradação da lignina com os mesmos genomas com o ampliamento de vias metabólicas e com mais genomas para análises mais profundas do metabolismo de lignina.

Externo à Instituição - FABYANO ALVARES CARDOSO LOPES - UFT
Externa à Instituição - JESSICA CARVALHO BERGMAN - EMBRAPA
Presidente - 1661623 - RICARDO HENRIQUE KRUGER
Interno - 2644635 - ROBERT NEIL GERARD MILLER