Banca de QUALIFICAÇÃO: Gideane Mendes de Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gideane Mendes de Oliveira
DATA : 24/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Microsoft Teams
TÍTULO:

"Esterol C24-metiltransferases dos fungos patogênicos humanos Candida auris e Aspergillus fumigatus: estudos estruturais, funcionais e de inibição visando o desenvolvimento de potenciais fármacos."


PALAVRAS-CHAVES:

esterol C24-metiltransferases, gene erg6, Candida auris, Aspergillus fumigatus, fungos patogênicos humanos.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

As infecções fúngicas invasivas são uma das principais causas de mortalidade em pacientes imunocomprometidos, causadas principalmente pelas espécies de Candida e Aspergillus. A Candida auris se destacam com altas taxas de mortalidade. O ergosterol é um lipídio essencial para a viabilidade celular por ser responsável pela fluidez e permeabilidade da membrana. O colesterol e ergosterol compartilham a mesma via metabólica até a etapa de síntese do zimosterol, a partir daí divergem e utilizam diferentes enzimas. O gene erg6 codifica uma esterol 24-C-metiltransferase (SMT) que atua transferindo o grupo metil C-24 convertendo zimosterol em fecosterol ou atua em uma via alternativa convertendo lanosterol em eburicol. A SMT é um alvo promissor, pois está presente em fungos invasivos e ausente no hospedeiro humano. A CauSMT solúvel (C. auris) e a AfSMT (A. fumigatus) foram purificadas por cromatografia de afinidade com metal imobilizado. O efeito dos aditivos no estado oligomérico das proteínas foi analisado por cromatografia de exclusão molecular e espalhamento dinâmico de luz, ambos mostraram que CauSMT é pentamérica e AfSMT é tetramérica. A estabilidade térmica em função do pH foi analisada por dicroísmo circular. Esta análise demonstrou que a CauSMT e a AfSMT eram estáveis em pH ácido e neutro. A temperatura de melting de ambas as enzimas no pH mais estável foi de 59 °C. O ensaio enzimático mostrou que a CauSMT tem especificidade para zimosterol e a AfSMT usa a via alternativa convertendo lanosterol em eburicol. A tomatidina exibiu atividade antifúngica contra CauSMT. Os cristais de CauSMT e AfSMT com o substrato S-adenosil-L-metionina foram obtidos em diversas condições de cristalização. Os dados de difração coletados na linha de luz Manacá LNLS/Sirius com os cristais de CauSMT co-cristalizados com o substrato S-adenosil-L-metionina apresentaram resoluções de 7 a 8 Å. O refinamento dessas condições está sendo realizado para obter cristais que apresentem difrações com melhores resoluções, possibilitando assim, a elucidação estrutural das proteínas de interesse.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2222088 - ELIANE FERREIRA NORONHA
Externa ao Programa - 1657325 - LARISSA FERNANDES MATOS
Externa à Instituição - MARIA SUELI SOARES FELIPE - UCB
Externo ao Programa - 2128128 - NAPOLEAO FONSECA VALADARES
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 09:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app43_Prod.sigaa37