"Trilha ecológica no Cerrado e TIC: recursos pedagógicos para o ensino de Botânica."
Cegueira botânica; Ensino de botânica; Currículo; Metodologia do ensino; Sequência Didática; Ensino-aprendizagem; Hot Potatoes.
O ensino de Botânica tem revelado diversos problemas, tanto nos processos de ensino-aprendizagem quanto pela falta de interesse por este conteúdo. O ensino de botânica tem sido trabalhado de forma tradicional e mecânica, o que dificulta cada vez mais o aprendizado dos alunos sobre as plantas e, consequentemente, intensifica a cegueira Botânica. Os conteúdos de Botânica fazem parte dos currículos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, sendo contemplados nas disciplinas Ciências e Biologia, respectivamente. No que se refere às práticas de sala de aula, observa-se uma forte influência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e no Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio do Distrito Federal, que são documentos de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, visando reduzir as disparidades na educação brasileira. Com o intuito de avançar na discussão o presente trabalho visa analisar, através de uma revisão sistemática o processo de ensino-aprendizagem de Botânica nos anos finais da Educação Básica, bem como analisar a influência da utilização de diferentes metodologias na aprendizagem dos alunos, com uma proposta de sequência didática para o ensino de Botânica utilizando Trilha ecológica no Cerrado e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Os resultados parciais da análise dos documentos curriculares oficiais indicam uma negligência ou desvalorização dos vegetais e do ensino de Botânica, com poucos tópicos explícitos de conteúdos vegetais, o que pode propiciar um ciclo vicioso, em que professores pouco interessados por plantas, dedicam pouco tempo a ensiná-las.