PPGBOT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA DEPTO BOTÂNICA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: Pedro Henrique Castro Aguiar

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Pedro Henrique Castro Aguiar
DATA : 13/03/2023
LOCAL: Videoconferência - Teams

"Samambaias e licófitas do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, Brasil."

áreas protegidas, biodiversidade, florística, Lycophyta, plantas vasculares sem sementes, Pteridophyta, taxonomia.

O Cerrado é reconhecido mundialmente como uma das mais ricas savanas neotropicais, abrigando cerca de 30% da biodiversidade brasileira. A alta biodiversidade e endemismo desse domínio fitogeográfico, combinados com o ritmo atual de destruição e degradação desse ambiente, fazem com que ele seja considerado um hotspot para conservação. O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (PNNRP), é a maior unidade de proteção integral do Cerrado, e está localizado em uma região com os maiores remanescentes de vegetação natural, sendo ainda muito pouco conhecido em termos de sua diversidade vegetal. Áreas não protegidas adjacentes ao parque vêm sofrendo com o rápido avanço da conversão da cobertura vegetal para atividades agrícolas, na região conhecida como "MATOPIBA". Para preencher as lacunas de biodiversidade nessa região, nosso objetivo foi realizar o inventário florístico e tratamento taxonômico das samambaias e licófitas do PNNRP, comparando a riqueza desse grupo com a de outras áreas de Cerrado. Inventários florísticos foram realizados nos meses de abril e dezembro de 2022, explorando diferentes habitats e microambientes da área de estudo. Amostras foram coletadas seguindo metodologias específicas para plantas vasculares sem sementes, e os espécimes foram depositadas nos herbários da Universidade Federal do Maranhão (CCAA) e na Universidade de Brasília (UB). Encontramos a ocorrência de 06 licófitas e 22 samambaias, sendo Lycopodiaceae (05), Thelypteridaceae (05) e Lindsaeaceae (03) as famílias mais representativas. Novas ocorrências de espécies foram registradas para os dois estados com coletas realizadas e com áreas abrangidas pela Unidade Conservação (Maranhão e Piauí). É de crucial importância o conhecimento e estudo das espécies vegetais presentes na região para identificar áreas com potencial para conservação, fornecendo subsídios para novos estudos e priorização dos ecossistemas presentes no parque.

Externo à Instituição - ALEXANDRE SALINO - UFMG
Presidente - 1309988 - DANIELA CRISTINA ZAPPI
Interno - 785.879.211-34 - MARCELO FRAGOMENI SIMON - UOX
Interno - 2314996 - PAULO EDUARDO AGUIAR SARAIVA CAMARA