PPGBOT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA DEPTO BOTÂNICA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: Paulo Roberto Furlanetto Amorim

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Roberto Furlanetto Amorim
DATA : 25/07/2023

“Estreitando lacunas de pesquisa em diversidade e distribuição de espécies neotropicais do gênero Piper (Piperaceae)”

idade de espécies; distribuição de espécies; padrões de diversidade; revisão de escopo.

A região Neotropical abriga a flora mais diversificada do mundo, e Piper é o gênero mais rico da região, com 1.908 espécies aceitas. A compreensão da diversidade e padrões de distribuição de gêneros mega diversos como Piper tem o potencial de melhorar ações de conservação e planejamento de pesquisa por meio da localização de áreas prioritárias e estabelecimento de prioridades de pesquisa. Usamos a abordagem de revisão de escopo para caracterizar as tendências e lacunas no conhecimento da diversidade, distribuição e conservação das espécies neotropicais de Piper e localizar diferentes temas com os quais poderíamos trabalhar. Dois temas foram selecionados. Primeiro, testamos várias hipóteses sobre a relação entre a idade das espécies e sua distribuição geográfica. E segundo, um inventário detalhado de registros de ocorrência disponíveis digitalmente para as espécies Neotropicais de Piper (dados do GBIF) para analisar os padrões de diversidade do gênero na região. Aqui apresentamos (no formato de artigos científicos) a revisão de escopo e o teste de hipóteses. Além disso, incluímos um cronograma para a conclusão das atividades relacionadas às análises de padrões de diversidade do gênero na região.

Externa à Instituição - MARIA ALEJANDRA JARAMILLO SIERRA - UMNG
Interna - 5192951 - CASSIA BEATRIZ RODRIGUES MUNHOZ
Interna - 1309988 - DANIELA CRISTINA ZAPPI
Presidente - 1023883 - MICHELINE CARVALHO SILVA