PPGBOT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA DEPTO BOTÂNICA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: Clapton Olimpio de Moura

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Clapton Olimpio de Moura
DATA : 01/11/2023
LOCAL: Videoconferência

"Contribuições ao estudo do gênero Peperomia Ruiz & Pav. (Piperaceae), com ênfase nas espécies endêmicas do Brasil".

Andes, Conservação, Mata Atlântica, Mudanças Climáticas, Neotropical, Piperoideae.

Peperomia é um gênero composto por ervas, geralmente suculentas, que ocupam toda a porção tropical do planeta. A maior diversidade do gênero está concentrada na região Neotropical, e o centro de riqueza do grupo é o território que abrange a porção norte dos Andes. As espécies de Peperomia podem ser encontradas em diversos tipos de habitat, como campos rupestres, savanas e florestas secas, mas a maior riqueza está concentrada nas florestas tropicais úmidas. Cerca de 45% das espécies do gênero vivem como epífitas (facultativas ou obrigatórias), e as espécies terrestres podem crescer como geófitas, terrícolas e rupícolas. No Brasil, são aceitas 169 espécies de Peperomia. Sendo que destas, mais da metade são consideradas endêmicas. De acordo com o projeto Flora e Funga do Brasil, no país elas ocorrem em quase todos os domínios fitogeográficos, exceto nos Pampas e no Pantanal. Com 128 espécies registradas dentro de sua extensão, a Mata Atlântica é considerada o domínio brasileiro com a maior riqueza de Peperomia. Embora figure entre os gêneros de maior riqueza no grupo das angiospermas, com mais de mil espécies aceitas atualmente, Peperomia ainda é pouco estudado quanto aos seus padrões biogeográficos, sistemáticos e de conservação. Assim, mediante este trabalho, buscamos contribuir com o conhecimentos sobre as espécies do gênero - de maneira geral, com especial interesse sobre as espécies endêmicas do Brasil. No primeiro capítulo, apresentamos por meio de dados moleculares, fósseis e evidências geográficas, o primeiro estudo de biogeografia histórica para o gênero como um todo (incluindo representantes de todos os seus subgêneros). Já no segundo capítulo, demonstramos por meio de dados obtidos em bases de dados abertas, os padrões de distribuição, registros e riqueza das espécies endêmicas do Brasil, bem como uma análise preeliminar de conservação. Em um capítulo ainda em produção, nós buscamos compreender qual a distribuição potencial das espécies endêmicas do território nacional, o impacto das mudanças climáticas sobre essa distribuição e quais são as areas de endemismo para o gênero no Brasil.

Interna - 5192951 - CASSIA BEATRIZ RODRIGUES MUNHOZ
Interna - ***.979.358-** - DANIELA CRISTINA ZAPPI - USP
Externo à Instituição - EDUARDO TOLEDO DE AMORIM - JBRJ
Interno - ***.879.211-** - MARCELO FRAGOMENI SIMON - UOX