Banca de QUALIFICAÇÃO: Augusto Cesar Silva Coelho

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Augusto Cesar Silva Coelho
DATA : 21/07/2023
LOCAL: Auditório 3 do IB

"Manejando o solo e gramíneas exóticas para restaurar o Cerrado: testando técnicas aplicáveis em larga escala."

Controle de espécies invasoras; Invasões biológicas; Gramíneas exóticas; Gramíneas invasoras; Restauração ecológica; Savana neotropical; Semeadura direta.

Savanas são ambientes amplamente distribuídos pelos trópicos, onde plantas lenhosas e herbáceas coexistem de forma natural. A retirada da vegetação nativa, introdução de espécies exóticas e alterações do regime de distúrbios são fatores de degradação nas savanas tropicais. Gramíneas exóticas invasoras (GEI), introduzidas para a formação de pastagens, são fator de degradação no local de introdução e em áreas adjacentes. Grande produção de biomassa, produção abundante de sementes, e alta resiliência por meio de rebrotas e/ou germinação de sementes são características das GEI que dificultam o controle destas em projetos de restauração da savana neotropical. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos de diferentes técnicas de controle de GEI e de preparo do solo, no estabelecimento de plantas nativas e na contenção da reinvasão por GEI em áreas em restauração por semeadura direta no Cerrado. Amostragens da vegetação e coletas de solo, seguidas de experimento de germinação em viveiro, permitirão a comparação de gradagens sucessivas e retirada do topsoil para controle do banco de sementes de GEI em áreas de pastagens exóticas em restauração ecológica. Gradagens e retirada do topsoil também fazem parte de um experimento fatorial combinando tais técnicas com a aplicação de sulfato ferroso e/ou o controle químico, afim de avaliar qual técnica, ou combinação delas, favorece o controle de GEI e também o desenvolvimento de plantas nativas pós semeadura direta. O trabalho será desenvolvido entre 2022 e 2026, podendo trazer resultados importantes para a tomada de decisão em diferentes projetos de restauração do Cerrado.

Externa à Instituição - ANNA ABRAHÃO - UFC
Interna - 5192951 - CASSIA BEATRIZ RODRIGUES MUNHOZ
Interno - ***.048.058-** - DANIEL LUIS MASCIA VIEIRA - UnB
Presidente - 1147029 - PEDRO HENRIQUE BRUM TOGNI