Banca de DEFESA: Lais Pio Caetano Machado

DISCENTE : Lais Pio Caetano Machado
DATA : 26/08/2022
LOCAL: a definir

"Risco de extinção e demografia de um lagarto neotropical vivíparo".

adequabilidade de hábitat; desmatamento; distribuição geográfica; fogo; mudanças climáticas; população.

Resumo da dissertação em português A distribuição geográfica e a demografia estão entre os principais aspectos de conservação das espécies e dependem dos requisitos e tolerâncias ambientais dos organismos. Agentes de alteração do ambiente, como as mudanças climáticas e o fogo, afetam os animais direta e indiretamente, através de seu reflexo na estrutura da vegetação e, consequentemente, na redução da qualidade do hábitat. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo estimar o efeito das mudanças climáticas e de diferentes regimes de queima sobre a distribuição geográfica e a demografia do lagarto neotropical vivíparo Notomabuya frenata. No primeiro capítulo, investigamos o efeito das mudanças no clima sobre a distribuição geográfica dessa espécie. Para isso, usamos variáveis ambientais e fisiológicas (desempenho locomotor e horas de atividade) para prever áreas de adequabilidade de habitat no presente e no futuro, considerando diferentes cenários de emissões de gases de efeito estufa e desmatamento. Os preditores mais críticos de adequabilidade do habitat foram: isotermalidade, precipitação durante o inverno e horas de atividade sob extremos térmicos mais baixos. Além disso, nossos modelos preveem uma contração das áreas de adequabilidade de habitat em todos os cenários futuros e o deslocamento dessas áreas para o leste da América do Sul. Ademais, há baixa eficácia das áreas protegidas na conservação de locais com habitat adequado para esta espécie. No segundo capítulo, investigamos os efeitos em longo prazo da precipitação e de diferentes regimes de queima sobre a dinâmica populacional dessa espécie. Para isso, realizamos um estudo de marcação-recaptura ao longo de quinze anos em cinco parcelas de cerrado sensu stricto submetidas a diferentes regimes de queima e construímos modelos demográficos de Cormack-Jolly-Seber. Nossos resultados indicaram que o ciclo de vida de N. frenata é superior a um ano, havendo sobreposição de gerações. Além disso, os regimes de fogo não representaram um fator determinante na estrutura etária dessa população, que foi influenciada principalmente pela sazonalidade e insolação. No entanto, os modelos demográficos indicaram que regimes de queimadas intermediárias a intensas prejudicam a probabilidade de recaptura da espécie. A precipitação influenciou positivamente a sobrevivência e negativamente na captura de N. frenata. Nossos achados destacam a vulnerabilidade de ectotérmicos tropicais e vivíparos frente às mudanças no clima e no aumento da intensidade das queimadas, ressaltando a necessidade dos tomadores de decisão considerarem o impacto sobre os animais na criação de áreas protegidas e no planejamento do manejo do fogo.

Externa à Instituição - TIANA KOHLSDORF - USP
Externa à Instituição - SONIA TEREZINHA ZANINI CECHIN - UFSM
Presidente - 1123181 - GUARINO RINALDI COLLI
Interno - 1143936 - MIGUEL ANGELO MARINI