Banca de DEFESA: Laís Barbosa Ribeiro

DISCENTE : Laís Barbosa Ribeiro
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Auditório 2 do IB

"DROSOFILÍDEOS (INSECTA, DIPTERA) EXÓTICOS À REGIÃO NEOTROPICAL: VARIAÇÃO TEMPORAL EM COMUNIDADES URBANAS E NATURAIS DO CERRADO".

Drosophila, invasão biológica, monitoramento, variação temporal, Zaprionus.

Espécies invasoras são aquelas que, quando introduzidas em uma nova área, se estabelecem, experimentam crescimento populacional e causam impactos. Ao lado das mudanças climáticas, elas se destacam como as principais ameaças à perda de biodiversidade. O objetivo geral desta dissertação foi investigar a variação temporal de comunidades de drosofilídeos em dois ambientes, um urbano e o outro natural, com foco nas espécies exóticas. No primeiro capítulo, investigamos as comunidades de drosofilídeos e seus sítios de reprodução em dois períodos, distantes dez anos (2008 e 2018), em um centro comercial da cidade de Brasília. Essa comunidade permaneceu estável e foi dominada por drosofilídeos exóticos nos dois períodos, os quais utilizam uma maior variedade de hospedeiros do que as espécies neotropicais. É possível que mercados urbanos possam servir como uma fonte de espécies exóticas para ambientes naturais adjacentes, contribuindo para mudanças nessas comunidades ao longo do tempo. No segundo capítulo, investigamos as variações temporais nas comunidades de drosofilídeos em cerrados e matas da Reserva Ecológica do IBGE, uma área preservada e monitorada ao longo de 25 anos. Nessa reserva, observamos um aumento gradual no registro de drosofilídeos exóticos, que mantiveram populações abundantes em ambas as vegetações. Entretanto, as matas foram mais resistentes à invasão do que os cerrados. A abundância média de drosofilídeos capturados por armadilha diminuiu ao longo do tempo apenas no cerrado. Hipotetizamos que, além da chegada e estabelecimento de espécies invasoras, outros fatores antrópicos de ameaça à biodiversidade estejam contribuindo para as variações observadas nas comunidades de drosofilídeos. No terceiro capítulo, atualizamos a lista de espécies de drosofilídeos do Cerrado, cuja última versão datava de 2015. No Cerrado, foram registradas 138 espécies de drosofilídeos, das quais 13 são exóticas à região Neotropical. Dessas últimas, cinco foram introduzidas a partir do final do século XX: Drosophila malerkotliana Parshad and Paika, Zaprionus indianus Gupta, D. nasuta Lamb, D. suzukii Matsumura e Z. tuberculatus Malloch.

Interno - 2310422 - EDUARDO BESSA PEREIRA DA SILVA
Externa à Instituição - MARLUCIA BONIFÁCIO MARTINS - GOELDI
Interno - 1147029 - PEDRO HENRIQUE BRUM TOGNI
Presidente - 1194783 - ROSANA TIDON