PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: NADINNI OLIVEIRA DE MATOS SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NADINNI OLIVEIRA DE MATOS SOUSA
DATA : 28/10/2022

"A migração de aves na América do Sul: fatores ecológicos que determinam a distribuição e a reprodução de tiranídeos migratórios na região".

competição interespecífica, competição intraespecífica, green wave hypothesis, história de vida, migração austral, migração sazonal, tamanho de ninhada, tamanho de ovo, Tyrannidae.

A migração de aves é um fenômeno que há muitas décadas tem sido objeto de grande interesse da comunidade científica. A maioria das pesquisas foi por muito tempo focada em um conjunto limitado de sistemas migratórios e de espécies, com ênfase nos sistemas de climas temperados do Hemisfério Norte. Somente no final do século XX, a grande diversidade de padrões e comportamentos migratórios entre aves que migram e que se reproduzem na região Neotropical foi evidenciada. Porém, lacunas de conhecimento importante sobre a ecologia da migração dessas espécies continuam em aberto. A comparação de estratégias migratórias entre espécies derivadas de um mesmo ancestral comum tem se mostrado uma oportunidade única para se avaliar o valor adaptativo da migração. A família Tyrannidae mostra-se como um modelo bastante adequado para estudos comparativos, pois possui espécies de ampla distribuição e abundância no Novo Mundo e representam a família com maior diversidade de espécies migratórias na região Neotropical, além de apresentar comportamento migratório variado e complexo. Nesse contexto, esta Tese de Doutorado visa aprofundar o conhecimento científico sobre os fatores que determinam a migração de aves na região Neotropical, com foco na família Tyrannidae e nas espécies que se reproduzem na América do Sul. Discutirei a tese de que a migração de tiranídeos na América do Sul é determinada pela variação sazonal na competição, e não pela variação sazonal do clima, e que as espécies estudadas se beneficiam do adicional de recursos disponíveis nos sítios reprodutivos, mesmo quando investem mais na migração (i.e., distância de migração). Para tanto, esta Tese está dividida nos seguintes capítulos: 1) Variação sazonal na competição e não produtividade ecológica determinam a migração austral de tiranídeos (Seasonal variation in competition and not ecological productivity drives the austral migration of tyrant flycatchers); 2) Tamanho de ninhada associa-se com distância de migração em aves terrestres na América do Sul (Clutch size associates with migration distance in South American land birds); e 3) Variação sazonal na competição afeta o tamanho da ninhada e no tamanho do ovo em aves migratórias terrestre da América do Sul (Seasonal variation in competition affects clutch and egg size in migratory South American land birds).

Externo à Instituição - ALEJANDRO EDWARD JAHN
Interno - 1653455 - EMERSON MONTEIRO VIEIRA
Interno - 1123181 - GUARINO RINALDI COLLI
Externo à Instituição - MARCO AURELIO PIZO FERREIRA - UNESP