PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: Tayná Barboza Ferrari

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tayná Barboza Ferrari
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"Base genômica da fisiologia térmica de anfíbios neotropicais."

modelagem de nicho, associações genoma-ambiente, mudanças climáticas, Leptodactylus, genômica populacional, fisiologia térmica.

A conservação da biodiversidade em cenários climáticas instáveis requer a identificação de populações mais vulneráveis. Porém, estudos que integram tanto a fisiologia quanto a genômica populacional para elucidar mecanismos ecológicos e evolutivos em ecossistemas naturais permanecem escassos. Neste estudo, abordaremos a genômica da fisiologia térmica com fluxo gênico do grupo Leptodactylus, gênero de anuros distribuído nas Américas. Hipotetizamos que populações conectadas apresentam menor adaptação local, pois acredita-se que uma ampla distribuição geográfica em uma variedade de habitats é capaz de camuflar sinais de seleção. Ainda, investigaremos como as respostas demográficas induzidos por eventos climáticos passados moldaram as variações genéticas e térmicas das populações atuais. Aqui, populações de Leptodactylus que sofreram declínios populacionais apresentam vulnerabilidade genômica correlacionada negativamente com a temperatura, assumindo que a erosão genética promove limitação fisiológica no desempenho e tolerância térmica. Por fim, investigaremos o potencial de resgate evolutivo e mudanças de alcance da espécie Leptodactylus labyrinthicus em cenários climáticos futuros. O potencial de resgate evolutivo será menor em regiões com maiores pressões de modificação de habitat e populações reduzidas. Nossas hipóteses serão testadas através de métodos de genética de populações, análise multivariada e modelagem ambiental, a fim de elucidar a influência dos fatores geográficos, históricos e ecológicos da estrutura genômica da fisiologia térmica de anfíbios neotropicais.

Externo à Instituição - FABRICIUS MAIA CHAVES BICALHO DOMINGOS - UFPR
Externa ao Programa - 2285268 - JULIA KLACZKO
Interno - 1334398 - RICARDO BOMFIM MACHADO
Presidente - 1194783 - ROSANA TIDON