PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Ananda Souza Lima

DISCENTE : Ananda Souza Lima
DATA : 29/05/2023
LOCAL: Auditório 4 do Instituto de Ciências Biológicas e pela Plataforma Teams (HÍBRIDA)

" Dispersão secundária de sementes por besouros rola-bostas (Coleoptera: Scarabaeinae) no Cerrado ".

Besouros Coprófagos; Dispersão Vertical; Dispersão Horizontal; Savana Brasileira; Scarabaeidae; Serviço Ecossistêmico.

Serviços ecossistêmicos são processos naturais dos quais a sociedade depende e se beneficia para sobreviver. Dentre os serviços prestados pelos besouros rola-bostas, destaca-se a dispersão secundária de sementes, uma etapa muito importante no ciclo de vida de diversas plantas. Ao enterrarem fezes misturadas com sementes viáveis, estas são deslocadas até locais com condições mais favoráveis à germinação e estabelecimento das plântulas, o que pode ainda auxiliar na restauração de habitats. Visto que a dispersão secundária é influenciada diretamente pelas espécies, grupo funcional e tamanho dos besouros, bem como pelo tamanho das sementes e profundidade de enterramento, este trabalho objetivou avaliar a contribuição dos besouros rola-bostas na dispersão secundária de sementes no Cerrado, avaliando métricas da comunidade de besouros que prestam esse serviço, a dispersão vertical e horizontal das sementes e o efeito do tamanho das sementes na dispersão. Para a amostragem e caracterização da comunidade, foram instalados pitfalls iscados com fezes humanas em duas áreas de cerrado sensu stricto. Estações experimentais com iscas contendo miçangas de plástico de dois tamanhos foram utilizadas para avaliar a dispersão secundária vertical e horizontal de sementes. Este trabalho propõe a utilização de cinco variáveis para avaliar a dispersão secundária, considerando a participação dos rola-bostas na dispersão tanto abaixo quanto acima do solo, aspecto relevante tanto do ponto de vista das plantas como dos dispersores secundários. Os experimentos ocorreram durante a estação chuvosa entre novembro de 2020 a janeiro de 2021. Nossos resultados mostram que os paracoprídeos estão positivamente associados com as dispersões horizontais de miçangas pequenas acima do solo e negativamente associados com a dispersão vertical de miçangas grandes abaixo do solo. Estes dados são controversos pois esperava-se que paracoprídeos grandes escavassem túneis mais profundos e mais complexos em ambientes tropicais e abertos de Cerrado. Desta forma, paracoprídeos ocupam o papel de maior relevância para a dispersão secundária de sementes no Cerrado. A dominância de Oxysternon palemo demonstra a relevância da espécie na restauração do Cerrado, em especial da fitofisionomia de cerrado sensu stricto, pois a espécie pode apresentar comportamento de alocação do recurso. Não houve resposta significativa acerca da dispersão vertical acima do solo (V1), no entanto, reforçamos o potencial de proteção que a V1 pode propiciar às sementes. Encontramos também relação negativa entre a abundância de paracoprídeos grandes e a dispersão vertical abaixo do solo (V2) de miçangas grandes. A alteração de habitats pode interferir na riqueza funcional de rola-bostas, levando a diferentes respostas quando analisamos a prestação dos serviços ecossistêmicos. Sendo assim, estratégias que envolvam a reintrodução/manutenção de besouros rola-bostas e de mamíferos favorecem a restauração de habitats devido à dispersão de sementes, principalmente de espécies nativas.

Externa à Instituição - Vanesca Korasaki - UEMG
Externa ao Programa - 5192951 - CASSIA BEATRIZ RODRIGUES MUNHOZ
Externa ao Programa - 3325655 - FERNANDA VIEIRA DA COSTA
Presidente - 2476936 - MARINA REGINA FRIZZAS