PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: Yara Ballarini

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Yara Ballarini
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Auditório 04 do IB/UnB

"Mudanças climáticas e o futuro da reprodução de Passeriformes neotropicais: projeções da fenologia, tamanho da ninhada e tamanho de ovo".

Mudanças climáticas, aves, projeções climáticas, reprodução, ovos.

Os impactos das mudanças climáticas já são observados em todo globo. Projeções para os próximos 50 anos indicam que as mudanças de temperatura e precipitação acontecerão de forma variada nas escalas de espaço e tempo. Os Passeriformes, ordem mais numerosa das aves, apresentam queda no sucesso reprodutivo devido a estes impactos, com respostas diversas influenciadas pela sua filogenia, história de vida e nicho ecológico. Já existem evidências de diminuição do tamanho de ovos por consequência do aquecimento prematuro na primavera, disrupção de padrões temporais reprodutivos e mudanças no tamanho de ninhadas resultantes de queda no volume de chuvas. Apesar disso, informações acerca do impacto das mudanças climáticas em Passeriformes tropicais são variados e muitas vezes interpretados a partir de teorias de ambientes temperados. Com o auxílio de coleções oológicas, modelos preditivos e índices de vulnerabilidade, esta tese propõe projetar o impacto das mudanças climáticas na reprodução de Passeriforme neotropicais, especificamente: no tamanho dos ovos (capítulo 1), no tamanho das ninhadas (capítulo 2) e na fenologia (capítulo 3), em cenários de mudanças climáticas projetadas para 2041-2060, 2061-2080, e 2081-2100.

Externo à Instituição - MARIANA MONCASSIM VALE - UFRJ
Interno - 1438994 - ANDRE FARIA MENDONCA
Interno - 1123181 - GUARINO RINALDI COLLI
Presidente - 1334398 - RICARDO BOMFIM MACHADO