PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Ademar Barbosa Dantas Junior

DISCENTE : Ademar Barbosa Dantas Junior
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Auditório 4 do IB

“I want to break free”: Separando do estrato lenhoso a reposta dos arbustos ao fogo ".

Cerrado; Savana Neotropical; Adaptações ao fogo; Floração estimulada pelo fogo; Rebrotas; Queimadas prescritas;

As respostas funcionais dentro da comunidade vegetal de ambientes pirofíticos são condicionadas pelo regime de fogo, tornando fundamental a compreensão da variedade de estratégias das espécies e grupos funcionais para garantir um manejo eficaz. Nos biomas de savânicos, as gramíneas, as ervas, os arbustos e as árvores formam um continuum, que vai do estrato herbáceo ao lenhoso. Os arbustos desempenham um papel vital na paisagem, funcionando como um componente de ligação entre o estrato herbáceo e o lenhoso. No entanto, os arbustos são raramente abordados em estudos sobre os impactos do fogo no Cerrado, sendo que a maior parte do conhecimento sobre o estrato lenhoso é focada em espécies arbóreas. O objetivo deste trabalho foi medir os efeitos do fogo na estrutura dos arbustos, avaliando a recuperação dos órgãos vegetativos e estimando as diferenças na produção de órgãos reprodutivos. As queimadas experimentais foram realizadas no final da estação chuvosa e seis parcelas foram queimadas independentemente. As espécies estudas foram Davilla elliptica A.St.-Hil., Heteropterys campestris A.Juss., and Protium ovatum Engl. Antes da queimada não havia diferenças significativas entre as espécies em termos de altura ou diâmetro. Como resultado da queimada, observamos uma alta ocorrência de topkill, principalmente nas espécies de menor diâmetro. Todas as espécies apresentaram um elevado número de rebrotas, chegando a 10 rebrotas /indivíduo. O diâmetro não foi recuperado no período de 1 ano, assim como o comprimento das rebrotas foi menor do que a altura antes da queimada. Essas espécies também demonstraram um forte investimento em superfície fotossintética. Além disso, H. campestris e P. ovatum apresentaram uma reprodução estimulada pelo fogo. Neste estudo, apresentámos as estratégias dos arbustos contra o fogo e o seu contraste com as árvores. Por meio de uma estratégia de tolerância, os arbustos são uma forma de vida evita os efeitos do fogo com sua copa mais ampla e densa que a de arbóreas, alcançando sua maturidade reprodutiva com uma baixa estatura, rebrotando vigorosamente após o topkill e recuperando sua capacidade reprodutiva rapidamente após a queima.

Interna - 5192951 - CASSIA BEATRIZ RODRIGUES MUNHOZ
Externa ao Programa - 1803800 - GABRIELA BIELEFELD NARDOTTO - UnBPresidente - 404908 - HELOISA SINATORA MIRANDA
Externa à Instituição - LETICIA GOMES DA SILVA - ITV
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 15:05