PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Humberto Coelho Nappo

DISCENTE : Humberto Coelho Nappo
DATA : 31/01/2024
LOCAL: Sala de seminários do Departamento de Zoologia

"O Grande Intercâmbio Biótico Americano e a diversificação de Teiidae".

Diversificação, filogenia, oportunidade ecológica, sobreposição de nicho, Teiidae

Padrões de diversidade podem variar amplamente ao longo dos ramos de uma filogenia. Novidades evolutivas e eventos históricos como a colonização de novos ambientes e a interação com invasores podem fazer com que linhagens irmãs apresentem uma grande discrepância na riqueza de espécies. Um dos eventos históricos mais relevantes para a composição da fauna do Novo Mundo foi o Grande Intercâmbio Biótico Americano (GABI), que consistiu em pulsos migratórios de larga escala entre linhagens da América do Sul e da América do Norte após a formação do Istmo do Panamá. Apesar de existir uma extensa literatura descrevendo os padrões de migração e diversificação relacionados ao GABI, boa parte do entendimento sobre esse fenômeno foi construído com base no estudo de mamíferos. Neste trabalho, eu avaliei a variação nas taxas de diversificação de Teiidae, uma linhagem de lagartos neotropicais que migrou para a América Norte durante o Mioceno. Na sequência, eu testo se a diversificação desses lagartos está associada com a distribuição geográfica ou com algumas características fenotípicas como tamanho e temperatura corporal. Por fim, eu avalio a sobreposição de nicho entre o clado que colonizou a América Central, América do Norte e Antilhas e o seu grupo irmão na América do Sul. Os resultados mostram evidências de um aumento na taxa de diversificação em dois pontos na história do grupo, sendo um deles dentro do clado que dispersou para a América do Norte. Espécies com distribuição na América do Norte tiveram taxas de diversificação mais altas que as espécies sul-americanas. Tamanho e temperatura corporal, por sua vez, não influenciaram na taxa de diversificação. Os resultados da análise de sobreposição de nicho mostram que o clado que migrou pelo Istmo do Panamá apresenta um nicho ecológico mais amplo que inclui quase todo o nicho ocupado pelo grupo irmão na América do Sul somado a uma expansão para áreas mais áridas, o que é congruente com a hipótese de aproveitamento de oportunidades ecológicas em condições ambientais para as quais esses lagartos já estariam pré-adaptados.

Presidente - 1123181 - GUARINO RINALDI COLLI
Interno - 2285186 - MURILO SVERSUT DIAS
Interna - 1194783 - ROSANA TIDON
Externo à Instituição - FABRICIUS MAIA CHAVES BICALHO DOMINGOS - UFPR