Ecologia funcional e trófica das formigas em diferentes tipos de uso do solo: implicações para a conservação da biodiversidade
Biodiversidade de formigas, intensificação agrícola, Cerrado, serviços ecossistêmicos, grupos funcionais, novos ecossistemas, isótopos estáveis, ecologia trófica.
Existem amplas evidências de que os novos ecossistemas, impulsionados pelas alterações do uso do solo, afetam negativamente a biodiversidade de fornecedores de serviços ecossistêmicos relevantes, como as formigas. Traços funcionais específicos são filtrados em tipos de habitat distintos, afetando o papel das espécies na funcionalidade do ecossistema. Consequentemente, espera-se que os efeitos de filtragem alterem a posição trófica das espécies e o comprimento da cadeia trófica. O objetivo desta dissertação foi investigar como diferentes tipos de uso do solo filtram os traços das espécies de grupos funcionais de formigas e as suas consequências para a posição trófica e o comprimento da cadeia alimentar. Nós amostramos formigas em plantações de soja em larga escala, pastagens, fazendas orgânicas e três formações de vegetação natural no bioma Cerrado. As espécies foram classificadas em grupos funcionais, e traços específicos relacionados ao uso do habitat e comportamento de forrageamento foram medidos, associados à análise de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio (δ¹³C e δ¹⁵N) para entender o uso de recursos e a posição trófica de grupos funcionais em tipos distintos habitats. Os impactos negativos da agricultura sobre a diversidade taxonômica, funcional e composicional das formigas homogeneizaram as assembleias locais, fazendo com que espécies generalistas e oportunistas prevaleçam, principalmente em áreas intensamente manejadas como as lavouras de soja. O tipo de uso da terra afetou o nicho isotópico e o uso de recursos dentro dos grupos funcionais porque características relacionadas ao tamanho do corpo, comportamento de forrageamento e capacidade sensorial são filtradas de forma diferente nesses habitats. Estas características estão diretamente ligadas à posição trófica dos grupos funcionais e ao seu papel na função do ecossistema. Apesar destes efeitos adversos, a agricultura orgânica reduziu os impactos negativos na biodiversidade ao atenuar os efeitos de filtragem sobre as assembleias de formigas. Os nossos resultados revelaram que a disponibilidade de recursos e a intensidade da perturbação no habitat são os principais mediadores dos efeitos negativos da mudança de uso do solo sobre a biodiversidade de formigas. Os efeitos combinados destas características afetam o comprimento da cadeia alimentar e a posição trófica dos grupos funcionais de formigas, devido a filtragem de traços funcionais.