PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Mariana de Carvalho

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mariana de Carvalho
DATA : 31/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: a definir
TÍTULO:

Estratégias de acasalamento, sinalização da qualidade individual e deslocamento sazonal de Sicalis citrina pelzeln, 1870.


PALAVRAS-CHAVES:

Carotenoides, Coloração, Comportamento animal, Condição corporal, Dimorfismo sexual, História natural, Luteína, Ornamentos sexuais, Reprodução, Saúde imune, Thaupidae.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

As aves possuem alta diversidade de coloração da plumagem, com diversas espécies apresentando dicromatismo sexual. Além disso, a coloração dos indivíduos pode expressar informações acerca da qualidade corporal ou saúde dos mesmos. Dentre os tipos de coloração presentes em aves, a baseada em pigmentos carotenoides têm sido usualmente demonstrada como um desses sinais que refletem a qualidade individual. Entretanto, nem sempre esses sinais refletem de forma verdadeira a qualidade dos indivíduos. O canário-rasteiro Sicalis citrina Pelzeln 1870 é um passeriforme com dicromatismo sexual que apresenta coloração derivada de pigmentos carotenoides, configurando-se como um interessante modelo para investigação da (i) variação da coloração de indivíduos dentro do sistema visual das aves; e (ii) expressão da qualidade dos indivíduos por meio da coloração. Além disso, apesar de ser uma espécie abundante, pouco se sabe sobre seu comportamento reprodutivo e sua movimentação sazonal, sendo considerado, de forma anedótica, como migratório. Essa tese está dividida em três capítulos que buscam avançar nos objetivos acima citados, bem como contribuir com o conhecimento a respeito da história natural desta ave. O capítulo I descreve a coloração das fêmeas e machos, identifica a ocorrência de atraso da maturação da plumagem em machos e descreve facetas, não antes documentadas, do comportamento reprodutivo de S. citrina. Fêmeas e machos apresentam alta reflectância no espectro ultravioleta na cabeça e no ventre, principais regiões do corpo para sinalização social. O atraso da maturação da plumagem em machos faz parte de uma estratégia reprodutiva de S. citrina, mas existem diferenças significativas, indistinguíveis aos olhos humanos, entre a coloração dos sexos. O capítulo II testa hipóteses que versam sobre a expressão fenotípica (coloração) e qualidade individual das fêmeas e machos. A cor das fêmeas depende de sua condição corporal, i.e., àquelas com melhor condição têm a matiz marrom. Já a qualidade dos machos não está associada a uma plumagem colorida. Eles acessam diferentes itens alimentares que melhoram sua cor (grãos C3 e C4) ou seu sistema imunológico (proteína), o que sugere que possam optar por investir em ornamentação ou na saúde. Por fim, o capítulo III identifica o tipo de movimentação sazonal de S. citrina, e diferente do registrado na literatura, S. citrina é uma espécie nômade. De forma integrada, os resultados desta tese contribuem para o conhecimento a respeito da coloração de um traupídeo Neotropical, testando hipóteses sobre alocamento de recursos para produção de cor e sinais que expressam a qualidade dos indivíduos, além de contribuir com a história natural desta espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ DE CAMARGO GUARALDO
Externo à Instituição - FABIO JOSE VIANA COSTA
Interno - 1460864 - FELIPE MALHEIROS GAWRYSZEWSKI
Presidente - 1122677 - REGINA HELENA FERRAZ MACEDO
Interna - 1194783 - ROSANA TIDON
Notícia cadastrada em: 08/08/2022 11:23
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01.sigaa01