PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: Paulo Victor Resende dos Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Victor Resende dos Santos
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Videoconferência - Teams

SELEÇÃO DE HOSPEDEIRO, EJEÇÃO DE OVOS E DEFESA DO NINHO: PARASITISMO DE NINHADA EM AVES NEOTROPICAIS

Cerrado; Cuidado parental; História de Vida; Molothrus Bonariensis; Predação; Reprodução; Seleção Sexual; Trapaça.

O investimento parental pode ser definido como qualquer esforço realizado pelos parentais para aumentar a sobrevivência de sua prole, mas que em troca diminua suas oportunidades de reproduções futuras. Dessa forma, é comum a evolução de estratégias que busquem minimizar tais custos, como por exemplo, o parasitismo de ninhada. Nesse caso, uma fêmea coloca seus ovos no ninho de outra fêmea, minimizando então os custos de cuidar dos seus próprios filhotes. Esse comportamento já foi observado em grandes grupos como os invertebrados, anfíbios, peixes e mais comumente estudado e bem descrito, as aves. Como consequência, essa interação entre parasitas de ninhos e hospedeiros pode resultar em um intrigante sistema conhecido como coevolução. Por um lado, hospedeiros evoluem estratégias de defesa para minimizar os custos do parasitismo, que por sua vez, levam à evolução de estratégias de contra defesa nos parasitas e assim por diante. Um fator que merece destaque dentro dessa relação entre parasitas de ninhos e hospedeiros é o tempo e o nível de interação (virulência) entre as duas espécies. Enquanto parasitas de sistemas mais antigos e mais virulentos se encontram em estágios mais avançados dessa corrida armamentista, parasitas de sistemas mais recentes e menos virulentos podem não apresentar a evolução de algumas dessas estratégias. Essa diferença no tempo evolutivo de interação entre as espécies abre inúmeras lacunas no conhecimento científico, tanto por não sabermos em que estágio do processo de coevolução aves de sistemas mais recentes (e.g., neotropicais) se encontram, quanto por não sabermos como as populações respondem a esse processo a depender da região de sua ocorrência. Nesse projeto pretendo avaliar diversos aspectos comportamentais do parasitismo de ninhada entre o Chupim (Molothrus bonariensis) e seus hospedeiros distribuídos ao longo da região neotropical. Este projeto está dividido em três capítulos no qual pretendo avaliar, 1) o processo de escolha dos hospedeiros pelo Chupim, 2) o comportamento de ejeção de ovos do parasita e 3) o comportamento de defesa do ninho dos hospedeiros. Especificamente, avaliarei a influência da expressão de características sexuais secundárias no processo de escolha dos hospedeiros. Adicionalmente, pretendo avaliar se atributos morfológicos e de história de vida dos hospedeiros estão correlacionados a uma maior taxa de ejeção de ovos do parasita. Por fim, avaliarei o comportamento de defesa do ninho em um hospedeiro comum e regularmente parasitado pelo Chupim, o João-de-barro (Furnarius rufus), em uma área de Cerrado do Brasil central.

Externo à Instituição - JUAN CARLOS REBOREDA
Presidente - 1460864 - FELIPE MALHEIROS GAWRYSZEWSKI
Externo à Instituição - RAPHAEL IGOR DA SILVA CORRÊA DIAS
Interno - 1334398 - RICARDO BOMFIM MACHADO