Banca de DEFESA: Giovanna de Carvalho Nardeli Basílio Lôbo

DISCENTE : Giovanna de Carvalho Nardeli Basílio Lôbo
DATA : 09/12/2022
LOCAL: Auditório 3 – Instituto de Ciências Biológicas

Avaliação do Potencial antitumoral de nanorods de óxido de cobre em tumores de mama.

câncer de mama; nanotecnologia; nanopartículas de óxido de cobre.

O câncer, sendo um conjunto de doenças responsáveis pela segunda maior causa de morte global é um dos principais problemas de saúde pública atualmente. O câncer de mama, apresenta a letalidade mais elevada quando comparada aos demais tipos de câncer e se destaca principalmente em mulheres. O diagnóstico precoce em conjunto com a melhor escolha de alternativas terapêuticas é fundamental para o sucesso do tratamento. A nanotecnologia vem sendo desenvolvida e ganhando destaque para o diagnóstico precoce, entrega direcionada e biocompatibilidade celular. Com isso, o presente trabalho sugere a avaliação do potencial anti-tumoral de nanorods de óxido de cobre com citrato (CuO-nr cit) para o tratamento de câncer de mama. Foram utilizadas duas diferentes linhagens de carcinoma mamário humano (MCF-7 e MDA-MB-231) e uma linhagem de origem epitelial de glandula mamária humano não tumoral (MCF10A). As CuO-nr foram obtidas por meio de uma reação de cloreto de cobre com hidróxido de sódio. Posteriormente, a amostra permaneceu em diálise por 48 horas. CuO-nr cit apresentou diâmetro hidrodinâmico de 107.1 ± 0.67nm e potencial zeta de -23.8 ± -1.87 mV. Nos estudos in vitro a linhagem MCF-7 apresentou uma redução significativa (~60%) da viabilidade celular após tratamento com CuO-nr cit, fato não observado na linhagem não tumoral (MCF10A) e na linhagem tumoral MDA-MB-231. Pode-se observar por microscopia eletrônica de varredura e de luz a alteração da morfologia celular das células tratadas.

Externo à Instituição - APARECIDO RIBEIRO DE SOUZA - UFG
Externa ao Programa - 2932843 - LAISE RODRIGUES DE ANDRADE
Interno - 2107993 - LUIS ALEXANDRE MUEHLMANN
Presidente - 404374 - SONIA NAIR BAO