Banca de QUALIFICAÇÃO: Dileep Kumar

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Dileep Kumar
DATA : 24/01/2023
LOCAL: Auditoium 2 do IB – Instituto de Biologia

Efeito da Quimioterapia de Baixa Dose em um Pré-clínico Metastático Modelo de Câncer de Mama

Câncer de mama, tumor, metástase, drug delivery, ciclofosfamida, 5-fluoruracil, quimioterapia de baixa dose, in vivo, microambiente tumoral, imunossupressão.

O câncer de mama se desenvolve de forma diferente em cada hospedeiro, aumentando o risco de metástase. A metástase acontece quando as células cancerígenas deixam o tumor original e criam novos pontos tumorais no fígado, pulmões ou ossos. A linha celular de tumor mamário de camundongo 4T1, que é uma linha celular usada para produzir modelos pré-clínicos de câncer de mama em camundongos experimentais, pode se espalhar para locais distantes, incluindo pulmões, ossos e medula óssea. Um ponto interessante relacionado ao comportamento das células 4T1 é a capacidade de controlar a hematopoiese normal. Por exemplo, as células 4T1 podem induzir a produção de células mielóides em detrimento das células linfóides. Assim, o equilíbrio entre essas duas linhagens é interrompido em camundongos portadores de tumor 4T1, criando um fenótipo imunossupressor que permite o crescimento do tumor. Dentre as células mielóides produzidas, as células supressoras derivadas de mielóide (MDSC) são produzidas em maior proporção em comparação com animais saudáveis. Essas células MDSC são uma população heterogênea de células mielóides imaturas que se acumulam em órgãos linfóides e se expandem durante o câncer, inflamação e infecção, e têm uma capacidade notável de suprimir as respostas das células T. Este estudo teve como objetivo avaliar a presença dessas células MDSC após o tratamento de camundongos portadores do tumor 4T1 com quimioterapia de baixa dose. Escolhemos um tratamento de baixa dose porque algumas referências mostraram que a quimioterapia de baixa dose tem o potencial de reduzir o número de células imunossupressoras para matar preferencialmente MDSCs que podem ser inibidas pela ciclofosfamida (CY) e 5-fluorouracil (5-FU). CY com 5-FU reduziu o crescimento do tumor de câncer de mama e metástase pulmonar. Além disso, a terapia de baixa dose modificou o número de leucócitos e fenótipos quando comparado ao controle positivo (tumor sem camundongos de tratamento). Além disso, também observou a redução de MDSC quando comparado ao grupo controle positivo. Em conclusão, a quimioterapia de baixa dose modificou as populações de leucócitos, e essas modificações se correlacionaram com a resposta sistêmica à terapia, incluindo o controle de metástases pulmonares à distância.

Presidente - 1929494 - JOAO PAULO FIGUEIRO LONGO
Interna - 1677467 - DANIELA MARA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 2171029 - MARIA DE FATIMA MENEZES ALMEIDA SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/01/2023 10:12