Banca de QUALIFICAÇÃO: Otávio Augusto Costa de Faria

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Otávio Augusto Costa de Faria
DATA : 26/05/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório 3 do IB
TÍTULO:

"Transferência Intrafolicular de Ovócitos Imaturos (TIFOI) como uma alternativa para a maturação de ovócitos bovinos e seus efeitos na qualidade dos embriões."


PALAVRAS-CHAVES:

Lipídios; Criopreservação; MIV; FSH; Ovócitos; Embriões; TIFOI


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Varios estudos tem mostrado que a maturação in vitro (MIV) induz a um maior acúmulo de lipídios em ovócitos bovinos. Esse acumulo não é observado quando a maturação é realizada in vivo. Contudo, ainda não se sabe se essa diferença no conteudo lipidico permanecerá após os ovocitos serem fecundados e cultivados in vitro. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar se o sistema de maturação afeta a produção e qualidade dos embriões. Para isso embriões produzidos in vitro a partir de ovócitos maturados in vitro, in vivo (FSH e TIFOI) foram utilizados. Os ovócitos foram maturados em seus respectivos sistemas de maturação, por vinte e duas horas, recuperados, fecundados (FIV) e cultivados (CIV) in vitro. A taxa de produção e as análises: atividade mitocondrial, quantificação de lipídios, número total de células e a resistência à criopreservação foram comparadas entre os grupos. Os dados relativos à taxa de produção de blastocistos, atividade mitocondrial, quantificação de lipídios, número total de células, foram analisados pelos testes Qui-quadrado e ANOVA (GLIMMIX). Para todas as análises um nível de significância de 5% (P<0,05%) foi considerado. Como esperado, o grupo FSH apresentou uma maior (P<0,05%) taxa de blastocistos que os grupos MIV e TIFOI, que, por sua vez, foram semelhantes. Apesar disto, não houve diferença entre a quantidade total de células e à atividade mitocondrial dos Bx em D7. Contudo, a média da área ocupada pelos lipídios nos embriões MIV (12,9%±7,73) foi superior (P<0,05%) aos embriões FSH (5,81%±4,36) e TIFOI (5,32%±4,08). As análises relacionadas com a resistência à criopreservação e ao número de células apoptóticas ainda não foram realizadas. Até o presente, os resultados parciais demonstram que a TIFOI pode ser utilizada como uma ferramenta para a maturação dos ovócitos in vivo, provendo embriões semelhantes aos produzidos in vivo e, trazendo novas possibilidades para as biotecnicas reprodutivas que necessitam da maturação in vitro de ovócitos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUIZ GUSTAVO BRUNO SIQUEIRA - EMBRAPA
Interna - 3263789 - FERNANDA PAULINI
Externo à Instituição - JOSE FELIPE WARMLING SPRICIGO - UFG
Interno - 632.829.506-59 - JOÃO HENRIQUE MOREIRA VIANA - EMBRAPA
Presidente - 395.928.980-49 - MARGOT ALVES NUNES DODE - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 10:50
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07