Banca de DEFESA: Dileep Kumar

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Dileep Kumar
DATA : 29/02/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório 02 do Instituto de Ciências Biológicas - IB
TÍTULO:

"Efeito da Quimioterapia de Baixa Dose em um Pré-clínico Metastático Modelo de Câncer de Mama."


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo de câncer de mama, Microambiente tumoral, Metástase, Imunossupressão, Quimioterapia, Tratamento de baixa dose, Ciclofosfamida, 5-fluorouracil.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

O câncer de mama se desenvolve de maneira diferente em cada paciente. A metástase ocorre quando as células cancerígenas do tumor primário desenvolvem a capacidade de estabelecer novos pontos tumorais em outros órgãos, como fígado, pulmões ou ossos. A linha celular de tumor mamário de camundongo 4T1, que é uma linha celular usada em modelos pré-clínicos de câncer de mama em camundongos, pode se espalhar para locais distantes, incluindo pulmões, ossos e medula óssea. Um ponto interessante relacionado ao comportamento das células 4T1 é a capacidade de afetar a hematopoiese. Por exemplo, as células 4T1 podem induzir a produção de células mielóides aberrantes em detrimento das células linfóides normais. Assim, o equilíbrio entre essas duas linhagens é interrompido em camundongos portadores de tumor 4T1, criando um fenótipo imunossupressor que permite o crescimento do tumor. Entre as células mieloides produzidas, um subtipo imaturo específico, as células supressoras derivadas de mieloides (MDSCs) são produzidas em maior proporção em camundongos portadores de tumor em comparação com animais saudáveis. Essas MDSCs são uma população heterogênea de células mielóides imaturas que se acumulam em órgãos linfóides, especialmente no baço, que pode se expandir durante a progressão do câncer e tem uma notável capacidade de suprimir as respostas das células T, criando assim um fenótipo imunossupressor. Este estudo teve como objetivo avaliar a presença dessas MDSCs após o tratamento de camundongos portadores do tumor 4T1 com quimioterapia de baixa dose. Optamos por uma abordagem terapêutica de baixa dose com base em trabalhos anteriores que demonstram o potencial da quimioterapia de baixa dose com ciclofosfamida (CP) e 5-fluorouracil (5-FU) na redução do número de células imunossupressoras. CY com 5-FU reduziu o crescimento do tumor de câncer de mama e metástase pulmonar. Além disso, a terapia de baixa dose modificou tanto a contagem quanto os fenótipos de leucócitos quando comparados ao controle positivo – tumor sem camundongos tratados. Além disso, também foi observada uma redução na contagem de MDSCs quando comparada ao grupo controle positivo. Em conclusão, a quimioterapia de baixa dose modificou as populações de leucócitos, e essas modificações se correlacionaram com a resposta sistêmica à terapia, incluindo o controle de metástases pulmonares à distância.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Amanda Alencar Cabral Morais - MS
Presidente - 1929494 - JOAO PAULO FIGUEIRO LONGO
Externa ao Programa - 2171029 - MARIA DE FATIMA MENEZES ALMEIDA SANTOS - nullInterna - 2220195 - MONICA PEREIRA GARCIA
Externa à Instituição - Maria de Sousa Brito Neta
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 11:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app15_Prod.sigaa09