PPGGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DEPTO GEOGRAFIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Ricardo Chaves de Farias

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ricardo Chaves de Farias
DATA : 13/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

SITUAÇÕES GEOGRÁFICAS EM TRABALHO DE CAMPO: LEITURAS TERRITORIAIS DOS SUJEITOS ESCOLARES PARA APRENDER GEOGRAFIA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia; Geografia Escolar; Situação Geográfica; Território; Trabalho de Campo; Unidade Territorial de Aprendizagem.


PÁGINAS: 313
RESUMO:

O trabalho de campo é reconhecido como atividade clássica no ensino de Geografia, mas seu uso como estratégia pedagógica pura e simples não garante que a aprendizagem ativa e significativa seja alcançada pelos sujeitos. Essa foi a questão trabalhada pelo investigador ao longo da dissertação de mestrado, pesquisa que foi ampliada no decorrer do Doutoramento e que propõe o amadurecimento da categoria denominada Unidade Territorial de Aprendizagem (UTA), em que o espaço geográfico escolar sirva como revelador dos territórios de estudantes, de modo a compreender o uso das situações geográficas na condução dos conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos durante a formação escolar. A pesquisa de orientação qualitativa utiliza o levantamento bibliográfico sobre Geografia Escolar; Situação Geográfica; Geografias das Crianças e Juventudes; a categoria Território; e o uso do Trabalho de Campo para a construção do referencial teórico, os quais foram selecionados de anais de congressos, de periódicos científicos, de livros e da base de dados Web of Science. Ademais, utiliza-se entrevista semiestruturada com professor de Geografia de uma escola pública, no recorte espacial do Distrito Federal. A justificativa da pesquisa envolve: o reconhecimento das Geografias dos estudantes para delimitar e utilizar as UTAs em contexto de aprendizagem, sob a demanda dos próprios escolares; agregar à discussão acadêmica sobre o Ensino de Geografia quanto ao trabalho de campo pela via do território; além da formação continuada do pesquisador, que também é professor na Educação Básica e buscou a pós-graduação como caminho para sanar lacunas ainda da formação inicial. Os dados obtidos foram analisados para avaliar o contexto de aprendizagem dos sujeitos e verificar a potencialidade do uso das situações geográficas na categoria espacial proposta pela tese, voltada a confirmar a suposição de que a mediação didática dos professores é indispensável à construção dos conhecimentos, tendo o território estudantil como fio condutor da aprendizagem significativa e da ativação da identidade com o espaço.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 447351 - CRISTINA MARIA COSTA LEITE
Interno - 2479942 - VALDIR ADILSON STEINKE
Externa à Instituição - ADRIANA OLÍVIA ALVES - UFG
Externa à Instituição - CARLA JUSCÉLIA DE OLIVEIRA SOUZA - UFSJ
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO - UFPI
Notícia cadastrada em: 19/05/2025 21:02
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