Vias Paisagísticas: Proposta de Diretrizes Básicas Fundamentada na Paisagem Geográfica
Meio Ambiente; Conservação da Paisagem; Estrada-Parque.
As problemáticas envolvendo questões relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável são processos geográficos, biológicos e geológicos interagentes. Quando se aborda questões ambientais, é comum observar a forte relação do meio ambiente com a paisagem, mas é raro ver a clara definição do que é considerado paisagem por aqueles que desenvolvem políticas públicas ambientais. Em um mundo com um desenvolvimento cada vez mais potencializado, é necessária uma definição nítida de conceitos-bases para que dispositivos voltados para a conservação não percam o sentido e a efetividade. Tendo essa afirmação em mente, este trabalho propõe-se a estudar a conservação paisagística tendo como foco o principal motor do desenvolvimento socioeconômico do Brasil: as rodovias. Os Estados Unidos da América (EUA) são pioneiros na aplicação de dispositivos voltados a conservação da paisagem nesse contexto, inclusive de um dispositivo aplicado amplamente no Brasil: a Estrada-Parque. Além dessas, há diversos conceitos correlatos relacionados à conservação de paisagem, como Estradas-Verdes, Estradas-Ecológicas, Estradas Cênicas e afins. Este trabalho tem como objetivo geral propor diretrizes para a aplicação de conceitos geográficos na definição de vias paisagísticas como dispositivos de conservação da paisagem. Como objetivos específicos têm-se: analisar a implantação do conceito de Estradas-Parque e conceitos correlatos no Brasil e nos EUA; avaliar a aplicabilidade do conceito de Estrada-Parque no Distrito Federal e; propor uma definição para Via Paisagística fundamentada nos paradigmas da Ciência Geográfica. Para atingir os objetivos traçados, o trabalho foi divido em três partes principais: a primeira parte é voltada para a análise da implantação do conceito de Estradas-Parque e conceitos correlatos no Brasil e nos EUA, realizando levantamentos bibliográficos e documentais em busca da origem, do uso, da estruturação e dos resultados; a segunda tem como foco avaliar a aplicabilidade do conceito de Estrada-Parque no Distrito Federal, visando verificar o processo histórico, a definição e a efetividade da implantação na região através de levantamentos documentais e bibliográficos, análise comparativa de imagens aéreas e pesquisas em campo; e a última parte, que tem como foco a proposição de um conceito e um método para definição de vias paisagísticas com base nos paradigmas da ciência geográfica utilizando como estudo de caso o DF. Até o momento, foi observado que o processo histórico específico do espaço geográfico de onde o conceito de Estrada-Parque e seus conceitos correlatos foram implantados contribuiu para as diferentes aplicações dos termos em diferentes tempos históricos e em diferentes lugares. Apesar da prematuridade do trabalho, verificando os elementos já levantados, a hipótese inicial é de que o conceito de Estrada-Parque não deve ser selecionado para a implantação de via voltada a conservação e a realidade do DF aponta para a necessidade da estruturação de um outro dispositivo cujo nome e definição poderão comportar todos os elementos paisagísticos fundamentais.