O Patrimônio Cultural de Ceilândia, a partir do olhar dos sujeitos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Memória, Identidade, Educação Patrimonial, EJA e Ceilândia
Esta pesquisa se propõe a investigar como os professores de Geografia, por meio de suas aulas, e alunos, por meio de oficinas de desenho e de fotografia, consideram o tema patrimônio cultural, no intuito de identificar e mapear os bens culturais materiais e imateriais nos espaços públicos da cidade de Ceilândia no Distrito Federal. Nessa perspectiva, analisar o patrimônio cultural da cidade de Ceilândia, a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se o objetivo geral desta pesquisa. Parte-se da suposição de que um ensino de Geografia que considere a educação patrimonial tende a desconstruir a hegemonia identitária de Brasília e, por conseguinte, (re)construir o sentido de pertencimento a Ceilândia, por meio do patrimônio local. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: observação de aulas de Geografia; entrevista semiestruturada com professor de Geografia; oficina de desenho e de fotografia com estudantes da EJA, sobre Ceilândia; criação de grupo focal com os estudantes; sistematização das principais concepções de patrimônio dos alunos; elaboração, com os alunos, de mapa coletivo daquilo que constitui Ceilândia. Os conceitos basilares à análise referem-se à: educação patrimonial na perspectiva de Horta, Gruenberg e Monteiro (1999); IPHAN (2014); Tolentino (2016); Callai (2010); Cavalcanti (1998); Leite (2012). Os resultados da pesquisa atestam que a educação patrimonial pode ser um importante instrumento para a compreensão da identidade cultural dos territórios, como foi demonstrado no estudo de caso realizado em Ceilândia. Além disso, a perspectiva de fundamentos para o conhecimento escolar libertário pode ser útil nos demais territórios do DF, contribuindo para a formação crítica e participativa dos cidadãos. O desenvolvimento do presente estudo nos possibilitou a análise do conteúdo das disciplinas de Geografia e de Arte, na EJA, a partir do tema patrimônio cultural, na perspectiva da educação patrimonial. A pesquisa contribuiu para os sujeitos escolares terem a compreensão da identidade cultural da cidade de Ceilândia bem como sinalizou o uso da educação libertadora como possibilidade para os educadores trabalharem com a temática nos seus programas de ensino. A educação patrimonial é fundamental para a preservação do patrimônio cultural, para reverenciar a transformação do lugar a outros usos, inerentes à arte e à cultura populares presentes no Distrito Federal e para reconhecer a riqueza do seu patrimônio cultural. Conclui-se que a formação contínua dos professores regentes é essencial para valorizar o patrimônio cultural local, a fim de desenvolver habilidades para trabalhar com o tema em sala de aula e potencializar o conhecimento dos sujeitos escolares.