PPGGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DEPTO GEOGRAFIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Rosana Soares de Lacerda

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rosana Soares de Lacerda
DATA : 09/07/2025
HORA: 16:00
LOCAL: plataforma Teams
TÍTULO:

 

Lugar da Geografia no Novo Ensino Médio: análise sobre o conhecimento geográfico prescrito e materializado


PALAVRAS-CHAVES:

 

Novo Ensino Médio. Currículo. Conhecimentos geográficos. Ensino de Geografia


PÁGINAS: 171
RESUMO:

 

A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promoveu mudanças no Ensino Médio com a instituição da lei 13.415/2017, implicando em mudanças também na forma do professor se relacionar com essa etapa de ensino, que foi organizada por áreas de conhecimento, para ensino na mesma perspectiva, a partir de então. Nessa organização a Geografia ficou agrupada em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, para ser ensinada de forma interdisciplinar com História, Geografia e Sociologia. Com isso, levantou-se um questionamento para investigar como isso ocorreu no período analisado, a saber: Qual o lugar da Geografia no Novo Ensino Médio e as implicações dessa proposta para o ensino de Geografia? Visando respondê-lo, elencou-se como objetivo geral: realizar uma análise crítica sobre o NEM a partir da identificação do lugar da Geografia no currículo do estado do Piauí e da atuação dos professores de Geografia do Ensino Médio, nas escolas públicas estaduais jurisdicionadas à 13ª Gerência Regional de Educação (13ª GRE), do Estado do Piauí, e da forma que percebem, relacionam-se e aplicam o conhecimento geográfico do currículo diante da mudança na etapa de escolarização. E como objetivos específicos: identificar como o conhecimento geográfico se materializa no currículo do Ensino Médio do estado do Piauí; entender como e em que medida o currículo orienta a prática do professor de Geografia das escolas jurisdicionadas à 13ª GRE; e verificar como o conhecimento geográfico no contexto do NEM se materializa na prática desses professores. Diante do cenário, levantou-se algumas hipóteses: a organização do currículo do NEM que suprime a Geografia na área de conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas leva a perda de espaço da disciplina, colocando-a em um lugar subalterno; a organização do currículo do NEM esvazia o conhecimento geográfico materializado, visto que as concepções teórico-metodológicas da formação dos professores de Geografia que atuam nos espaços escolares não são condizentes com o modelo de ensino proposto; a organização do currículo do NEM é um fator que dificulta a prática dos profissionais diante da mediação dos conteúdos relacionados à disciplina escolar Geografia. E por último, fragiliza a formação integral dos jovens escolares, uma vez que a perspectiva que se pretende integral, resume-se na ampliação do tempo de permanência na escola. Metodologicamente, utilizou-se abordagem qualitativa, levantamento bibliográfico, pesquisa documental nos documentos legais sobre o Ensino Médio e suas alterações a partir da LDB, com ênfase para as ocorridas partir da lei 13.415/2027. Assim sendo, os resultados revelaram aspectos do currículo do Piauí, dentre eles, a trimestralização em 2024. Junto a isso, a instituição de avaliações que condicionaram excessivamente o trabalho do professor ao currículo, tirando parte de sua autonomia. Também, a criação de novas disciplinas, nas quais os professores de Geografia foram lotados para completar a carga horária reduzida das aulas de Geografia. Ainda, os profissionais encontraram dificuldades para implementar o ensino como proposto. Entre as dificuldades estava a dissonância entre currículo e os materiais didáticos disponíveis. Assim sendo, as mudanças advindas da implementação do NEM prejudicaram a disciplina de Geografia, e consequentemente, seu ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARMSTRONG MIRANDA EVENGELISTA - UFPI
Interna - 447351 - CRISTINA MARIA COSTA LEITE
Presidente - ***.800.769-** - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO - UFPI
Externa à Instituição - REGINA DE SOUZA MANICOBA - UNICEUB
Notícia cadastrada em: 06/06/2025 17:35
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